NCIADO O PRÊMIO STANLEY GREENE LEGACY 2021 E O BENEFICIÁRIO DA BOLSA

05/05/2022 22:14

 

Apresentando o ganhador do Prêmio Stanley Greene Legacy e da Bolsa de 2021, Tako Robakidze.

Do projeto Creeping Borders . Foto © Tako Robakidze.

A NOOR, uma instituição cultural baseada em lentes, e a NOOR Foundation, uma organização sem fins lucrativos comprometida com a mudança social por meio da prática documental, apóiam as aspirações artesanais e profissionais de fotojornalistas sub-representados cujo trabalho criativo ecoa o compromisso e a paixão com que Stanley abordou a fotografia. A ganhadora do Prêmio e Bolsa Stanley Greene Legacy 2021 é Tako Robakidze por seu projeto de longo prazo 'Creeping Borders', que mostra como a ocupação russa na Geórgia afeta a vida cotidiana das pessoas nas aldeias ao longo da suposta "fronteira" e compartilha as histórias de Internally Deslocados (IDPs) que sofreram ao longo do caminho.

"É uma honra absoluta receber o prêmio e a bolsa associada a Stanley Greene", diz Tako Robakidze. "Ele conhecia meu país intimamente e trabalhou em projetos que transmitiam a profundidade da região do Cáucaso".

Na década de 1990, após o colapso da União Soviética, separatistas apoiados pela Rússia na região da Abkhazia e Tskhinvali iniciaram uma guerra para reivindicar a independência da Geórgia. Até 300.000 georgianos foram deslocados. Esses números só aumentaram desde a chamada "Guerra dos Cinco Dias" entre a Rússia e a Geórgia em 2008, e até 20% do território georgiano está agora sob ocupação russa. Desde 2011, as forças armadas russas seguem a política da chamada "fronteira", a instalação de barreiras artificiais ao longo da linha de ocupação.

"Nasci um ano antes do colapso da União Soviética", lembra Tako Robakidze. "Seguiu-se uma série de guerras no meu país. Meus pais eram médicos e trabalhavam em hospitais onde os deslocados da Abkhazia se estabeleceram. Depois da escola, eu ia para o hospital onde minha mãe trabalhava – brincava com crianças das famílias de deslocados. são algumas das minhas melhores lembranças, mas eu não tinha uma compreensão precisa do que estava acontecendo".

Do projeto Creeping Borders . Foto © Tako Robakidze.

"Aprender sobre essas pessoas, com quem passei minha infância, e ver as realidades de hoje, me motivou a buscar esse tema subnotificado, que foca no deslocamento. Inicialmente, pesquisei sobre fronteira em 2015 e visitei todas as aldeias na fronteira com a região de Tskhinvali para investigar as consequências deste processo", diz Robakidze. "Parecia um absurdo inimaginável viver nessa realidade, com esses lugares mudando sem sair de lugares".  

À medida que a ocupação russa e a mudança das fronteiras de fato se aprofundam, mais territórios se reúnem atrás das cercas de arame farpado, deixando a comunidade local sem terra, colheita e até as próprias casas dos moradores. Divide famílias e comunidades, impedindo o contato entre pessoas; além disso, o sequestro de residentes para "passagem ilegal de fronteiras" pelo FSB russo tornou-se quase uma prática comum. Desde o início da "fronteira", mais de 1.000 pessoas foram detidas. Famílias ao longo da linha de ocupação têm que lidar com violações de direitos humanos diariamente. 

"A instalação de cercas de arame farpado e obstáculos artificiais mudou a vida cotidiana da população local e, por razões estranhas, essa realidade se tornou "normal". Com este projeto, quero demonstrar as inúmeras maneiras pelas quais os meios de comunicação de massa podem mudar o discurso normalizado por meio da conscientização. Espero que isso nos leve a pensar em ações baseadas em resultados".

"Com o apoio do Stanley Greene Legacy Prize and Fellowship, vou criar uma plataforma separada em meu site dedicada a continuar as histórias de pessoas afetadas pela guerra e daqueles que não têm mais um lar em sua terra natal. na Geórgia inicialmente; no entanto, é igualmente importante para mim cobrir outras experiências regionais de guerra. Meu objetivo na próxima iteração de 'Creeping Borders' é apoiar oportunidades de cuidado, discussão e empatia dentro das comunidades". 

"Existem muitas histórias, como o custo humano da fronteira, que ilustram 'áreas cinzentas' nas relações internacionais, e elas não são de conhecimento comum para a maioria do mundo. Espero que minhas histórias possam de alguma forma elevar as histórias de pequenos países como a Geórgia. Quero lembrar aos moradores e estrangeiros que a ocupação ainda está em andamento e que, em algum lugar, pessoas como nós estão sofrendo com circunstâncias como essa".

'Creeping Borders' foi produzido com o apoio da Magnum Foundation como parte da Photography and Social Justice Fellowship. Este corpo de trabalho foi exibido no Tbilisi Photo Festival 2018.


TAKO ROBAKIDZE

Biografia: Tako Robakidze é um fotógrafo documental baseado em Tbilisi, Geórgia. Em 2008 ela recebeu um diploma de bacharel em Direito na Universidade Estadual de Tbilisi. Em conjunto com seus estudos universitários, ela se matriculou na fotografia documental 'Sepia' e continuou seus estudos por 5 anos. Em 2015, ela recebeu seu mestrado pela Escola de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade do Cáucaso. Desde 2010 trabalha como fotógrafa freelance, colaborando com ONGs georgianas e internacionais, cobrindo diversos temas sociais. 

Desde 2015, é membro e cofundadora do coletivo de fotografia documental ERROR IMAGES. Em 2017, ela recebeu a bolsa Magnum Foundation Photography and Social Justice Fellowship. Em 2020, ela recebeu a Bolsa de Produção de Laboratório de Multimídia do Museu de Fotografia e Multimídia de Tbilisi. Em 2020, por seu trabalho sobre deslocados internos da Geórgia, ela recebeu uma bolsa de produção do Goethe Institute. Seu trabalho está focado em documentar as condições sociopolíticas e econômicas na Geórgia e aspectos da vida cotidiana, especialmente em regiões do país e grupos minoritários da sociedade.


PRÊMIO E JÚRI DE BOLSA DE 2021

A NOOR reconhece os jurados do Stanley Greene Legacy Prize & Fellowship deste ano, que incluiu um painel de especialistas no campo de narrativa visual.

  • Tanya Lokshina , diretora associada da divisão da Europa e Ásia Central da Human Rights Watch .

  • Thomas Dworzak , fotógrafo e membro da Magnum Photos .

  • Marie Sumalla , vice-chefe do departamento de fotografia do Le Monde .

  • Andrei Polikanov , diretor visual da mídia online Takie Dela .

  • Nestan Nijaradze , cofundador e diretor artístico do Tbilisi Photo Festival .

  • Raisa Borshchigova , oficial sênior de programas do Urgent Action Fund.

  • Frank Zuidweg , Serviços Profissionais da Nikon na Nikon Europe (Amsterdã).

  • Jean-François Camp , presidente da DUREV Eventos .

Saiba mais sobre o júri da Fellowship 2021.

A NOOR também estende um agradecimento especial à Nikon. O Stanley Greene Legacy Prize & Fellowship é possível graças ao apoio sustentado da Nikon.

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

31801

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now