Fotojornalismo - Ivaldo Cavalcante por Saulo Cruz. - foto Ivaldo Cavalcante

27/06/2011 11:39

1 - Porquê fotografia?

R: A história é longa, mais vamos lá. Na década de 70, eu, adolescente mais perdido que cego em tiroteio, sem estudo, sem perspectiva, só queria saber de rock and roll e sair junto com amigos maconheiros, poetas, bonequeiros, roqueiros, doidos, viciados, visionários, etc e tal. Lembro que ganhei de um irmão um livro do Pasquin que falava de todas as linguagens das artes, nele li sobre a linguagem do cinema, e foi paixão a primeira vista, nesta época eu já era serígrafo fazia muitas camisas sobre artistas da época, principalmente de bandas de rock and roll, a minha preferida era o Led Zeppelin. A serigrafia nesta época foi meu portal para que eu não me tornasse um traficante de drogas (rsrsr), enfim, cheguei à fotografia pelas mãos de um grande amigo meu, Aurelino, que me presenteou com um kit de laboratório fotográfico do Instituto Brasileiro, dai em diante passei a revelar todas as pessoas que passavam por minha objetiva.Dai, faço de minha maquina fotografica minha filmadora,ferramenta de trabalho e minha metralhadora social.
2 - Porquê fotojornalismo?

R; Pois é, fotojornalismo, que palavra linda! Fotojornalismo é muito além da fotografia, é contar uma história com uma câmera fotográfica e denunciar através da sua lente as perversidades que estão por ai a olho nu, em sua cidade, no seu bairro, na avenida que você passa, nas grandes metrópoles, nos covis parlamentares... O fotojornalismo e o cinema, verdade contada em fotogramas... é o aliado dos mais fracos!
3 – Porquê o registro de meninos de rua? R: Tem uma frase de Pitágoras que diz "Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens." Imagina, o cara era filósofo da era (580 a.C. - 497 a.C.) Estamos no século 21 e continuamos nos deparando com tal brutalidade. No meu segundo livro "Brasília 25 Anos de Fotojornalismo" dediquei o livro a todos os meninos de rua do Brasil.
 
 
4 - Porquê Brasília?

R: Como todo BOM nordestino eu e minha família viemos de pau de arara do Ceara para Brasília, ver de perto o sonho do Presidente JK, e por melhores dias!
5 - O que é uma imagem vencedora de concursos internacionais?
R: Velho! Pra mim é com muita satisfação é o papel do fotógrafo. É bom avaliar seu trabalho numa competição Internacional, sua criatividade e sensibilidade que esta sendo julgada por uma banca internacional, creio que como todos os atletas, nós fotógrafos deveríamos ser mais valorizados, afinal defendemos nosso pais como qualquer outro competidor.

Sucesso e muitas visitas no seu http://saulocesarcruz.blogspot.com/

Abs,
Ivaldo Cavalcante

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

13330

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now