Som de Papel apresenta suas sonoridades orgânicas em Taguatinga

Apresentação faz parte da ocupação cultural, que durará 2 anos no espaço Invenção Brasileira

16/01/2019 12:08

 O grupo Som de Papel, que utiliza instrumentos feitos de papelão e saco de cimento, fará aprsesentação única nesse domingo, dia 20, às 17h, no Invenção Brasileira, em Taguatinga. A apresentação faz parte do projeto "Comunidade Cultural – Invenção Brasileira – Mercado Sul", uma ocupação que durará 2 anos, onde busca fortalecer, através de diversos fazeres culturais, a integração e a sinergia entre a comunidade e a cultura. O projeto irá agregar diversos artistas da cidade, sobretudo ligados ao histórico Mercado Sul, oferecendo diversas vertentes culturais à sociedade, somando ao tudo 96 apresentações e 10 oficinas, além de exposições, rodas de conversa, filmes, festas e muito mais. A entrada é franca e classificação livre.

Som de Papel

 

O projeto Som de Papel leva uma nova proposta musical, unindo música e  consciência ambiental.  Com instrumentos confeccionados a partir materiais recicláveis, como papelão e saco de cimento, o grupo apresenta ritmos brasileiros com suas sonoridades orgânicas.

Invenção Brasileira

O Invenção Brasileira é uma ação artística e educacional, voltada para difusão da cultura popular brasileira em suas variadas formas de manifestação.Foi fundado em 1986, como Grupo de Teatro Mamulengo Presepada, conduzido pelo Mestre Chico Simões. Com o passar dos anos, integrando ações de um universo mais amplo, ganhou nova dinâmica, firmando sua sede no Mercado Sul de Taguatinga. O Invenção foi também pioneiro no processo de revitalização do antigo Mercado Sul, hoje conhecido como Beco da Cultura, e sua ressignificação enquanto um espaço urbano saudável, vivo e cultural. O Invenção semeia arte e cultura pela cidade, sendo responsável pela formação de diversos artistas, como bonequeiros, palhaços, músicos, artesãos, poetas, produtores, comunicadores, agregando antigas e novas gerações da arte no DF, entendendo a cultura como parte viva e integrante da sociedade.

Mercado Sul

O Mercado Sul foi construído na década de 50, antes mesmo da inauguração de Brasília, sendo um dos primeiros centros comerciais do Distrito Federal. Com sua face comercial em decadência, ficou abandonado durante anos, sendo aos poucos revitalizado por moradores, trabalhadores e movimento cultural. Hoje, o Mercado Sul é também conhecido como Beco da Cultura, sendo palco de uma infinidade de ações, apresentações artísticas, oficinas e articulações sociais. De lá, nasceram e nascem muitos grupos organizados que trabalham com arte, saúde, educação e mobilização social. 

O projeto  Comunidade Cultural – Invenção Brasileira – Mercado Sul   conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura, Secretaria de Cultura, Governo de Brasília.

SERVIÇO

Som de Papel no Invenção Brasileira

Onde? Invenção Brasileira, Mercado Sul de Taguatinga (QSB 12/13)

Quando? Domingo, 20 de janeiro, às 17h

Quanto? Entrada Franca

Classificação: Livre

Informações:

invencaobrasileira.org.br

facebook.com/InvencaoBrasileiras

 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

31410

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now