Goran Tomasevic, Fot?grafos Sem Fronteiras.Foto: Phil Moore

30/01/2016 12:00

-- "Quando eu estive em um campo de batalha eu sempre consegui manter minha cabeça em linha reta."

Goran Tomasevic (nascido em 1969), um sérvio fotógrafo que trabalha para a Reuters, passou mais de 20 anos viajando ao redor do globo para cobrir maiores histórias do mundo.

De Tomasevic premiados imagens de guerras e revoluções se tornaram algumas das imagens mais duradouras dos conflitos lutaram na Balcãs, Iraque, Afeganistão, Líbia eSíria. Sua ampla obra inclui recursos fotográficos de Sudão do Sul, Kashmir, Moçambique, República Democrática do Congo, Nigéria cobertura das Olimpíadas e Copas do Mundo de futebol e esportes.

Depois de fotografar as guerras que se seguiram ao desmembramento da ex-Jugoslávia para um jornal local, em 1996 Tomasevic juntou Reuters, cobrindo as tensões políticas fervendo em Kosovo e os anti-Milosevic manifestações em sua cidade natal de Belgrado. Durante NATO bombardeio de três meses 's da Sérvia em 1999, Tomasevic foi o único fotógrafo que trabalha para a imprensa estrangeira para passar a duração do conflito no Kosovo.

Tomasevic mudou-se para Jerusalém em 2002, cobrindo a segunda intifada palestina. Durante a liderada pelos Estados Unidos invasão do Iraque em 2003, seu retrato de um fuzileiro naval dos EUA assistindo a derrubada de um Saddam Hussein estátua se tornou uma das imagens mais memoráveis ​​da guerra. Muitas vezes ele retornou ao Iraque como violência sectária escalado regularmente e fotografou outra guerra dos EUA no Afeganistão. Sua seqüência de fotografias de US Marine Sargento Bee escapando por pouco do Taliban balas se tornou uma imagem icônica na história de guerra dos EUA.

Tomasevic mudou-se para o Cairo em 2006 e estava no centro da cobertura da Reuters 'Primavera Árabe. Na Líbia, a sua imagem de uma bola de fogo que vomitou depois de um ataque aéreo contra pró Kadafi lutadores se tornou uma imagem icônica da guerra da Líbia, enfeitando as páginas de mais de 100 jornais de todo o mundo. Imagens matérias de Tomasevic de combatentes rebeldes que lutam pró-Assad forças entre as ruínas de Aleppo e Damasco já ganharam reconhecimento internacional, assim como sua cobertura do cerco sangrento em um Nairobi shopping center no Quênia, onde Tomasevic agora é baseada.

O trabalho de Tomasevic tem sido reconhecido com vários prêmios internacionais de prestígio. Categoria Ele foi nomeado Reuters Fotógrafo do Ano um registro quatro vezes (2003, 2005, 2011 e 2013) e ganhou a fotografia Reuters da concessão do ano em 2008. Em 2014, ele foi premiado com o primeiro prémio no "Spot News Stories" no World Press Photo e segundo e terceiro prêmio no "News Imagem Story" em POYi. Ele ganhou China International Press Photo do Ano em 2011 e ele foi premiado por uma notícia local em 2004 e 2012. Em 2009, ele ganhou o Prêmio de Excelência para SOPA Notícias Fotografia. Em 2012 Tomasevic ganhou o Prêmio Clube Frontline Londres e em 2013 o prêmio Dias Japão. Em 2005 ele conseguiu o Associação Nacional de Fotógrafos de Imprensa Melhor de foto jornalismo na categoria de retrato e de Personalidade e terceiro lugar para a notícia em 2011. Em 2014 ele foi nomeado para o Prêmio Pulitzer de Fotografia Spot News. The Guardian equipe foto 's escolheu Goran Tomasevic como seu fotógrafo agência do ano para 2013.

Uma galeria em Praga em 2012 realizou uma exposição de seis semanas de fotografia de guerra de Tomasevic, representando mais de duas décadas de conflito. Tomasevic está agora Chief O fotógrafo da Reuters no leste da África, com sede em Nairobi.

 

    SOBRE GORAN

    ,
    "Nascido em Belgrado em 1969, Goran Tomasevic começou a trabalhar para a Reuters como fotógrafo freelancer em 1996 durante as manifestações anti-Milosevic. Ele foi baseado em Bagdá durante o conflito no Iraque, em Jerusalém durante vezes tensas entre israelenses e palestinos e era fotógrafo sênior no Egito durante a revolta. Goran é atualmente fotógrafo-chefe para a África Oriental com sede em Nairobi. Em 2003 e 2005 Goran ganhou o fotógrafo da Reuters da concessão do ano ".
     
    Goran Tomasevic
    Fotógrafo
     

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

32401

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now