'Filhos da Terra' Projeto de Eraldo Peres: nossa cultura em suas m?os!

13/06/2015 12:12

--Em um país continental, com grandes distâncias e uma expressiva diversidade étnica e de manifestações culturais, a pesquisa, a documentação e a edição de publicações que possibilitem o acesso a informação passa a ser um grande desafio. Desta forma, a realização do projeto Filhos da Terra - Diversidade e Cultura representa uma possibilidade de resposta a esses desafios, oferecendo em um mesma publicação fotografias, informações e emoções sobre a diversidade cultural de várias regiões do país, contribuindo de forma significativa para uma maior visibilidade e consequente valorização da cultura brasileira, bem como para o fortalecimento dos sentimentos de identidade e nacionalidade. E você fará parte deste grande passo em nossa história!

Nosso livro objetiva apresentar o povo brasileiro pela ótica das suas manifestações e diversidade cultural, explorando os temas das festas populares, dos seus mestres, grupos e territórios. Apresentar as manifestações culturais como os meios legítimos e espontâneos pelos quais os brasileiros expressam suas próprias concepções de existência, suas histórias e os seus modos de vida e convívio social. A principal singularidade do projeto Filhos da Terra - Diversidade e Cultura e do trabalho do fotógrafo Eraldo Peres, encontra-se na abordagem diferenciada e singular que faz sobre os temas da cultura popular brasileira. Mas todo esse trabalho só será possível com seu apoio através desta campanha.Fonte:http://www.kickante.com.br/

Basta escolher uma de nossas recompensas e clicar para adquirir sua parte deste grandioso trabalho!

Participar é muito, muito fácil. São dois passos:

  1. Escolha o valor da sua contribuição e sua recompensa ao lado
  2. Escolha a forma de pagamento, boleto ou cartão de crédito (parcele em até 6x com parcela mínima de R$ 25).

Kickante é um site seguro e é um dos maiores sites de crowdfunding do mundo arrecadando fundos para causas nobres no Brasil afora e tirando muito projeto sensacional do papel.

As expedições fazem parte do processo de pesquisa e documentação do projeto de edição do livro “Filhos da Terra – Diversidade e Cultura”. As expedições direcionam seus trabalhos para os cenários e personagens regionais, buscando os elementos do universo imagético e simbólico que dão sentido à vida social e cultural das diversas regiões do Brasil. Trará como foco o conhecimento das manifestações culturais estruturadas com base nos diversos ciclos sócios-econômicos de formação nacional, bem como, dos processos de expansão territorial e migração, a partir da ocupação da costa atlântica e da interiorização nos campos e nos sertões do país.

As expedições apresentarão como produtos a documentação fotográfica, a gravação de depoimentos em vídeo e coleta de materiais de referência sobre as festas populares, seus grupos e mestres. Todos os conteúdos gerados pelas expedições serão retornados, por meio dos cadernos de pesquisas, de forma a possibilitar, antes mesmo da publicação do livro, que as comunidades locais, grupos e mestres tenham acesso aos resultados e as fotografias produzidas no processo de pesquisa e documentação.

Os valores obtidos através desta campanha serão aplicados para a seguintes expedições:

  • Regiões do Sertão – Cultura sertaneja - Vaquejada – comunidade de Serrita, PE (julho/2015)
  • Regiões do Sertão – Cultura Gaúcha - Semana Farroupilha – cidade de Alegrete, RS (setembro/2015)
  • Regiões do Sertão – Cultura Crioula - Marujada – cidade de Bragança/PA (dezembro/2015)
  • Costa Atlântica – Cultura Crioula - Maracatu Rural – cidade de Nazaré da Mata, PE (fevereiro/2016)

Seu apoio através desta campanha vai fortalecer os nossos sentimentos de identidade e brasilidade!

O projeto Filhos da Terra - Diversidade e Cultura se constitui a partir dos mais de quinze anos de pesquisas e documentações da cultura popular brasileira realizadas pelo fotógrafo Eraldo Peres. O projeto dá continuidade a outras duas publicações do autor sobre o tema. Os livros “O Encantador Seu Teodoro do Boi”, editora Senac, lançado em 2007, e “FÉsta Brasileira – Folias, Romarias e Congadas”, editora Senac, lançado em 2010.

O trabalho conta com apoio consubstanciado em carta da Unesco (BRA/REP/05-0863), a qual destaca que o “mérito da iniciativa e a afinidade entre seus propósitos e alguns princípios adotados pela UNESCO, tais como a preservação da memória e a valorização do patrimônio imaterial, nos levam a conceder o apoio institucional ao projeto”, legitimando sua contribuição para a preservação do patrimônio cultural brasileiro.

O trabalho foi também selecionado para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade de 2007, no âmbito da Superintendência Regional do IPHAN em Brasília. Documentar, divulgar e contribuir para a preservação dessas expressões culturais e apresentar as riquezas do povo brasileiro, são as justificativas e a inspiração que orientam a realização do projeto Filhos da Terra - Diversidade e Cultura.

Sua contribuição vai divulgar e contribuir para a preservação das expressões culturais brasileiras!

Revista FHOX é referência para quem vive de fotografia ou atua no ramo e, em parceria com a Kickante, abriu um canal de crowdfunding para facilitar a mobilização de recursos para os seus projetos.  Essa é uma das campanhas de nosso canal, explore, apóie e crie projetos para começar a arrecadar fundos agora mesmo. Conte com nosso incentivo e promoção para arrecadar ainda mais. Vamos kickar! 


Quero contribuir!
A hora é agora! Contribua com
Filhos da Terra: nossa cultura em suas mãos!
 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

5525

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now