? HOJE!! 19 e 21 de maio, em Bras?lia, ser? realizada a segunda reuni?o da Comiss?o Organizadora do Encontro.Arte e Foto: TT Catal?o.

19/05/2015 11:46

-- IX ENCONTRO DE CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS

15 a 20 de setembro 2015
Serra Talhada/PE

Na próxima semana, entre 19 e 21 de maio, em Brasília, será realizada a segunda reunião da Comissão Organizadora do Encontro. Pedimos a todos os membros desta Rede que enviem propostas de atividade, diretrizes, conceitos, temas e quaisquer outras sugestões, para que possamos trabalhar as demandas coletivamente durante a reunião.

Foi sugerido pela Comissão, na última rodada, realizada em Recife, no mês de abril, a organização de encontros locais, regionais ou temáticos, até o mês de julho. Estes encontros preparatórios poderão ser articulados, concretizados ou viabilizados de forma autogestionada e independente. Podem ser aproveitados, inclusive, eventos com calendário já definido. Os resultados destes eventos preparatórios deve ser encaminhados ao Comitê Executivo para que se construam as condições de recepção das delegações, grupos e comunidades interessadas em participar.

Segue abaixo um resumo do que será o Encontro. Contamos com a participação de todos.

Apresentação
O Encontro reunirá lideranças dos povos e comunidades tradicionais, Mestres e Mestras das expressões culturais populares e interlocutores destes segmentos de todo o país, além de artistas e outras representações em grupos de trabalho, comissões, colegiados, conselhos e outras instâncias de pactuação da sociedade civil com o Estado para a elaboração, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
A Rede de Culturas Populares e Tradicionais é um movimento gestado no início dos anos 2000 e que, hoje, reúne mais de 25 mil pessoas de todo o país em permanente debate sobre os problemas e as potencialidades do setor, contribuindo para sua estruturação, reconhecimento e desenvolvimento sociocultural. Através de suas instâncias, sendo o Encontro a principal delas, seus membros vivenciam profundamente e intercambiam aspectos da diversidade cultural brasileira, abrangendo as Culturas Populares, o Artesanato, o Hip Hop, as Culturas Indígenas, o Circo, o Teatro de Rua, o Patrimônio Imaterial, as Culturas Afro-brasileiras, Povos de Matriz Africana e outros Povos e Comunidades Tradicionais.
Uma grande mostra cultural abordará a produção artística, a culinária, o artesanato e a religiosidade, além de outros aspectos fundamentais do universo simbólico popular e tradicional, partindo-se da diversidade nacional para estabelecer um diálogo com as matrizes culturais nordestinas, sobretudo a Pernambucana e, em especial, a do Vale do Pajeú. Nesta região encontra-se a cidade de Serra Talhada, berço de Lampião e capital do Xaxado, escolhida como sede do Encontro, o nono desde que a Rede ganhou estrutura formal em 2006. Exposições, rodas de conversa, mostra de cultura alimentar, feira de artesanato, vivências e apresentações recriarão o ambiente das festas populares e tradicionais.
Realização: Famaliá Produções LTDA., Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Serra Talhada, Instituto Invenção Brasileira, Fundação Cabras de Lampião e Movimento Canavial.

Objetivos
- Realizar uma mostra significativa das expressões culturais populares e tradicionais brasileiras;
- Promover a interculturalidade e a experiência profunda da diversidade cultural;
- Avaliar o estágio atual de organização do setor e dos segmentos que compõem o universo das culturas populares e tradicionais;
- Revisar os documentos-base da Rede de Culturas Populares e Tradicionais (Carta de Princípios, Plano de Trabalho e Regras de Moderação dos Espaços Virtuais);
- Discutir questões transversais de interesse dos participantes como a democratização das comunicações, o acesso à terra e aos territórios tradicionais, o desenvolvimento sustentável, as relações da sociedade civil com o Estado, etc.;
- Avaliar o marco legal existente para a proteção e a promoção das culturas populares e tradicionais e dos povos e comunidades tradicionais;
- Sensibilizar a sociedade para as identidades culturais específicas presentes na nossa realidade multifacetada;
- Produzir textos de referência e outros documentos audiovisuais que possam colaborar na construção de políticas públicas e ações de fortalecimento e salvaguarda da nossa diversidade cultural;
- Inserir definitivamente na perspectiva do Estado a estruturação de políticas públicas específicas as Culturas Populares e Tradicionais.

Público-alvo (cerca de 1.500 pessoas)
400 brincantes, artesãos e artistas dos grupos tradicionais convidados;
200 Mestres e Mestras das culturas populares e tradicionais;
200 membros da Rede das Culturas Populares e Tradicionais;
200 membros das organizações integrantes do Comitê Gestor do Encontro;
180 representantes do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC)/Ministério da Cultura, membros do Plenário e dos Colegiados Setoriais de Culturas Populares, Cultura dos Povos Indígenas, Circo, Patrimônio Imaterial, Culturas Afro-brasileiras e Artesanato;
135 representantes do setor em conselhos e comissões estaduais de cultura e órgãos afins;
67 representantes da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura;
27 representantes do Fórum de Secretários Estaduais de Cultura;
50 representantes do Fórum de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas;
10 representantes da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal;
20 representantes da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados;
10 representantes da Frente Parlamentar de Apoio à Cultura da Câmara dos Deputados;
Presidência da República, ministros, governadores, parlamentares, prefeitos, etc.

Idealização
Rede das Culturas Populares e Tradicionais
Produção Executiva
Famaliá Produções LTDA. (Marcelo Simon Manzatti); Instituto Invenção Brasileira (Francisco Simões de Oliveira Neto - Chico Simões); Fundação Cultural Cabras de Lampião (Cleonice Maria dos Santos); Secretaria de Cultura e Turismo de Serra Talhada/PE (Anildomá Willans de Souza; Movimento Canavial (Afonso Fernando Alves de Oliveira).
Comissão Organizadora
Sociedade Civil
Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais (Sebastião José Soares - Tião Soares); Associação Cultural dos Mestres Pernambucanos (Lucas Alves de Vasconcelos); iTEIA – Rede Colaborativa de Cultura, Arte e Informação (Carlos Eduardo Lima Bezerra); Conexão Pontos PE (Karl Marx Santos Souza); Colegiado Setorial de Culturas Populares (Aelson Ferreira da Hora); Colegiado Setorial de Culturas Afro-brasileiras (Cláudia Cristina Puentes); Comissão Nacional de Pontos de Cultura – CNdPC (Luiz Carlos Menezes Dantas - Pai Lula); SESC - Administração Regional de Pernambuco (José Manoel); Rede de Teatro Popular de Bonecos (Thiago Dias Francisco); Rede de Teatro de Rua (Valtemir Cedro dos Santos); Confederação Brasileira de Quadrilhas Juninas – Confebraq (Michelly Miguel); Vanderlei dos Santos Catalão (TT Catalão); Rede Mocambos (Beth de Oxum); Associação Respeita Januário (Carlos Sandroni); Rede de Festeiras e Festeiros dos Encontros de Cultura de Base Comunitária do Cerrado (George Diab)
Governo
Ministério da Cultura - Representação Regional Nordeste (José Gilson Matias Barros - Gilson Matias); Secretaria de Políticas Culturais (Pedro Vasconcellos); Secretaria de Cidadania e da Diversidade Cultural (Rejane de Cássia Barbosa de Nóbrega); Superintendência Regional do IPHAN Pernambuco (Giorge Bessoni). Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE (Teca Carlos); Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Félix Aureliano - Assessor); Mandato do Deputado Estadual Manuel Santos - PT/PE (Flávio Duarte - Assessor); Mandato dos deputados federais Fernando Ferro (PT/PE), Pedro Eugênio (PT/PE) e Vicente Cândido (PT/SP); Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR (Lindivaldo Oliveira Leite Júnior – Júnior Afro); Subsecretaria de Cidadania e da Diversidade Cultural do Distrito Federal (Jaqueline Fernandes).

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

83869

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now