Ciclo de di?logos sobre a cultura ? lan?ado.Foto:Renato Ara?jo.

,

25/03/2015 08:16

 Até junho, pasta promoverá encontros em outras 20 regiões administrativas para traçar as diretrizes das políticas culturais do DF.Gabriela Moll, da Agência Brasília

Dezenas de artistas, produtores e empreendedores culturais encheram a sala Plínio Marcos, no Complexo Cultural Funarte, no início da noite desta terça-feira (24), para acompanhar o lançamento do ciclo Diálogos Culturais — Pensando Juntos, promovido pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Até junho, a pasta ampliará o espaço de debates para 20 regiões administrativas.

O secretário Guilherme Reis e outros integrantes da secretaria receberam representantes do segmento para uma conversa de cerca de três horas. "É o início de um processo permanente. Precisamos ouvir, trocar experiências e construir juntos políticas estruturantes para a cultura do DF", ressaltou o gestor.

Artistas tiveram a oportunidade de expor suas impressões e opiniões sobre o setor. "Brasília, para mim, é um sonho. É necessário pensarmos nas políticas culturais, desde aquelas voltadas à infância, para mantermos esse sonho vivo", defendeu a escritora Alessandra Roscoe, autora de diversos infantis.

O palhaço Ankomárcio Saúde citou os artistas de rua e falou sobre o papel transformador da arte: "Sou fruto de projetos sociais e sei como a cultura pode mudar a vida das pessoas". O fotógrafo Kazuo Okubo saiu em defesa dos artistas independentes. "Eventos de luxo, que cobram R$ 300 por ingresso, não precisam usar fundos da Lei de Incentivo à Cultura", criticou.

DesafioReis destacou que, a par da crise financeira vivida pelo governo, a área de cultura segue como prioridade. A pasta estuda, inclusive, como reerguer o caixa. Um dos projetos para este ano é a construção do Plano do Sistema de Cultura do Distrito Federal, ferramenta legal que alinhará as políticas da secretaria e as do Ministério da Cultura. Caso aprovado pela Câmara Legislativa do DF, o projeto abre oportunidades de financiamento por parte da União.

A mulher do governador do Distrito Federal, Márcia Rollemberg, também presente no encontro, acrescentou que o trabalho de diálogo e transparência é fundamental para o crescimento do setor. "Brasília nasceu e é reconhecida pela dimensão cultural. Temos de fazer com que a cultura seja internalizada não só por uma pasta, mas por várias. É essencial a participação de todos neste processo."

O encontro contou ainda com a presença de representantes do Ministério da Cultura e de administrações regionais, além de diretores de espaços culturais do DF e deputados distritais ligados ao segmento.Fonte:http://www.df.gov.br/

Leia também:

Cultura inicia ciclo de debates com a comunidade

Veja a galeria de fotos:

  

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

52472

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now