Imperd?ve!! o M?s da Fotografia traz Cole??o Fine Art do Mestre das cores Walter Firmo, com visita guiada HOJE!!!onde: CCBB Bras?lia - de 22 de julho a 18 de agosto Hor?rio de visita??o: 9h ?s 18h.Foto Arquivo Pessoal.

09/08/2013 12:53

Entre as novidades que marcam a 4ª edição do Mês da Fotografia – maior encontro do gênero no Centro-Oeste, que movimentará o DF com exposições fotográficas, oficinas, workshops, encontros com autores e ciclos de debates durante todo o mês de agosto – estará presente, pela primeira vez, no CCBB-Brasília, a exposição do conceituado fotógrafo carioca Walter Firmo. A Coleção Walter Firmo – Luz em Corpo e Alma é uma coletânea de 26 fotos colhidas da produção do fotógrafo, e ficará montada entre os dias 22 de julho e 18 de agosto em um espaço alternativo localizado no vão central do Centro Cultural Banco do Brasil.

 

Com curadoria do próprio autor e de Egberto Nogueira, diretor da paulista ImãGaleria, a exposição é um recorte afetivo na obra de Firmo, contemplando a história do fotógrafo que nasceu no Rio de Janeiro e ganhou o mundo com o trabalho consagrado por premiações e, sobretudo, pelo público. Brasília será a segunda parada da exposição, que foi montada antes em São Paulo, em 2012.

 

Entre os mais consagrados fotógrafos brasileiros, Firmo é reconhecido por seus registros em cores quentes e frias e por seus retratos em preto e branco – como o de Pelé numa perna só, evocando a figura mítica do Saci, e o de Tom Jobim empunhando uma flauta em sua casa na Gávea, no Rio de Janeiro –, por exemplo. Walter trabalhou nos mais importantes veículos da imprensa nacional e é um dos fotógrafos brasileiros mais premiados aqui e no exterior – além de já ter sido agraciado com o título de comendador pelas mãos do ex-presidente Lula e pelo ex-ministro da Cultura Gilberto Gil.

 

A exposição Walter Firmo – Luz em Corpo e Alma vem acompanhada de um documentário filmado e produzido por Egberto Nogueira. Ao passar por Copacabana, Lapa e outros locais do Rio de Janeiro e São Paulo, Firmo mostra seu viés poético e conceitual ao falar da infância e de sua criação no subúrbio de Irajá, entre outros momentos marcantes de sua vida e trajetória de 55 anos dedicados à fotografia e à arte de ensinar.

 

No dia 9 de agosto, Firmo fará uma visita guiada pela exposição, seguida por um bate papo com o público.

 

Mês da Fotografia 2013- “As imagens de uma paixão- O futebol no imaginário popular brasileiro”

 

Este ano, o Mês da Fotografia irá oferecer uma oportuna imersão no universo do futebol, com o tema “As imagens de uma paixão – O futebol no imaginário popular brasileiro”. Aqui, o futebol – um patrimônio cultural brasileiro – inclui todas as nuances desta democrática e exuberante mania nacional: o futebol-arte, a paixão – sem distinção de gênero ou idade – em grandes estádios ou em lúdicas peladas nos fins-de-semana, as escolinhas, os campos de várzeas, a bola de meia, a técnica e o domínio da bola que nasce desde cedo no cotidiano das crianças brasileiras.

 

De 1º a 31 de agosto Brasília vai mergulhar na arte da fotografia com um farto banquete para os amantes do gênero. Com imagens deslumbrantes e a intensa troca de ideias, o encontro é movido pela vontade de sensibilizar e formar novos públicos para a fotografia e artes visuais como um todo. Para o diretor executivo do projeto, fotógrafo Eraldo Peres, o evento tem como missão democratizar a arte da fotografia, não somente pela gratuidade das atividades, mas por serem realizadas fora do plano piloto. “Esta edição chega para consolidar o evento que traz como tema uma paixão nacional, que é o futebol, em um momento em que o Brasil se prepara para realizar o maior evento do esporte- a Copa do Mundo. Além disso, estamos agregando dois novos espaços importantes da cena cultural brasiliense, que é o CCBB e o Instituto Cervantes, que farão parte do roteiro do mês da fotografia com duas importantes exposições”, afirma Peres.

 

Além de Walter Firmo, participam do evento nomes de destaque da fotografia nacional – como Ueslei Marcelino, Daniel Kfouri, Beto Barata, Dirceu Maués, Ed Viggiani, Sérgio Dutti, Delfim Martins, Samuel Paz, Adriano Gonçalves, Kazuo Okubo, Izan Petterl, Toni Martin, Vania Jucá, Fernando Bueno e José Rosa, entre muitos outros – também estarão promovendo exposições, oficinas e outras ricas interações da fotografia com o público brasiliense. Este ano, o evento irá também homenagear um dos mais consagrados fotojornalistas brasileiros do século 20, Gervásio Baptista – que registrou grande parte dos acontecimentos e das personalidades mais importantes dos últimos 50 anos no Brasil. Está programado também o popular Fotografaço, no qual o público é convidado a fotografar livremente na área externa do Museu da República.

 

Estima-se que mais de 500 mil pessoas participem do evento. Em 2012, mais de 3 mil pessoas participaram diretamente do encontro, e mais de 400 mil visitaram as exposições fotográficas.

 

Realizado desde 2010 em parceria com o SESC/DF, o Mês da Fotografia tem apoio do Governo do Distrito Federal, do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República e da Universidade Católica de Brasília.

 

Coletiva

O tema “As imagens de uma paixão – O futebol no imaginário popular brasileiro” será abordado também na II Exposição Coletiva dos Fotógrafos do Centro-Oeste, um registro multifacetado da forma como a paixão pelo futebol se traduz no imaginário popular brasileiro. A coletiva vai apresentar o olhar dos fotógrafos da região por meio de cem fotografias a serem expostas na Galeria Térreo do Museu Nacional da República. Nela, o tema será explorado em imagens que revelem as relações da região Centro-Oeste com a prática profissional e amadora do futebol, suas atividades sociais, econômicas e formas de organização; com o futebol como expressão cultural, seus símbolos, a diversidade das suas práticas e suas manifestações materiais e imateriais; com o futebol como paixão popular e suas relações com o comportamento humano, peladeiros, craques, torcidas e torcedores.

 

 

Para maiores informações, acesse o site do evento:

http://mesdafotografia2013.blogspot.com.br/p/exposicoes.html

 

 

O quê: Exposição Luz em corpo e alma - MÊS DA FOTOGRAFIA

Onde: CCBB Brasília - espaço montado no vão central entre a bilheteria e o café Bom Demais

Período: de 22 de julho a 18 de agosto

Horário de visitação: 9h às 18h

Visita guiada e bate papo com o autor: Dia 9 de agosto às 19:30 h



Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br.fonte:http://www.clicabrasilia.com.br

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

22465

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now