Afinal a foto vencedora do World Press Photo n?o foi manipulada

15/05/2013 15:40

 

O fotógrafo Paul Hansen foi acusado de ter feito uma combinação de três imagens para chegar ao resultado final da imagem

Depois de muita polémica à volta da legitimidade da fotografia vencedora da edição deste ano do World Press Photo, especialistas em análise científica da imagem concluíram que afinal não foi tratada em Photoshop.

A foto apresentada a concurso por Paul Hansen, "Um funeral em Gaza", foi acusada por várias vozes de ter sido manipulada, mas só quando o especialista em análise de imagens Neal Krawetz escreveu no blogue “The Hacker Factor” que esta resultava de uma combinação de três imagens é que as suspeitas atingiram um tom mais grave.

Hoje as suspeitas caíram por terra, quando os especialistas Hany Farid e Henry Connor consideraram como "profundamente deficiente" a análise que deu lugar à investigação e a organização do World Press Photo manifestou que não ficou provado que tivesse havido uma manipulação relevante que justificasse a acusação.

"Analisámos o ficheiro RAW original. É evidente que a imagem foi retocada no tom e na cor em determinadas zonas e no seu conjunto. Mas para além disto não encontrámos nenhuma prova de que tenha sido realizada uma manipulação relevante da imagem ou uma composição", lê-se no comunicado da organização do concurso.fonte:http://www.ionline.pt

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

80809

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now