"Lula Marques - Um olhar ?tico sobre o fotojornalismo" Lan?amento: 28 de setembro (sexta-feira), ?s 21h Local: Galeria Olho de ?guia Entrada franca

24/09/2012 11:31

  Natural de Brasília, Lula Marques trabalhou durante 11 anos no Correio Braziliense. Ainda aos 14 anos, chegou no CB como contínuo, levado pelo irmão mais velho, na época editor de fotografia do jornal. Promovido, atuou como arquivista e, mais tarde, como repórter fotográfico. Em 1987, ingressou na equipe de fotojornalistas da sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília, onde hoje é o coordenador de fotografia. 

No currículo, estão várias viagens nacionais e internacionais. Com foco na cobertura política, Lula Marques acompanhou de perto os presidentes da Nova República e importantes fatos ocorridos no Congresso Nacional, como a Constituinte de 88 e o impeachment de Collor. Entre as premiações da carreira estão: Prêmio Folha de Fotografia de 1999, com um flagrante de Pedro Malan durante um desfile de 7 de setembro, em Brasília; e o Esso 2000, com a foto que ilustrou a reportagem "Conflito marca festa dos 500 anos”, mostrando a violência policial contra os índios pataxós na comemoração de cinco séculos do descobrimento do Brasil. SERVIÇO

Imagem sem Fronteiras: “Lula Marques – Um olhar ético sobre o fotojornalismo”
Lançamento: 28 de setembro (sexta-feira), às 21h
Visitação: de 1º a 20 de outubro, das 10h às 12h e das 14h às 18h (de terça a sábado)
Local: Galeria Olho de Águia (CNF 01, Edifício Praiamar, Loja 12 – Taguatinga Norte)
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada franca


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A galeria

 
A Galeria Olho de Águia foi criada em 2002, na Praça da CNF de Taguatinga Norte, pelo fotojornalista Ivaldo Cavalcante. Idealizada para abrigar o acervo do seu criador, o espaço foi, pouco a pouco, tomando forma e se tornou um local de trocas de ideias e de experiências sobre o mundo da fotografia.
 

Dividido entre a Galeria Olho de Águia e o Bar Faixa de Gaza, o espaço já abrigou vários eventos e atividades culturais, como exposições, mostras de filmes, feiras fotográficas e pocket shows. Foi locação do curta-metragem Brasília, título provisório, filme ganhador do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2008, pelo júri popular.
 
Em uma ambientação rock,n roll, a galeria possui palco para pocket shows, jukebox, bar próprio, coleção de vinis e uma biblioteca fotográfica com livros, revistas e vídeos, batizada como Biblioteca Gervásio Batista. Além das atividades do Imagem sem Fronteiras, o espaço desenvolve feirão de materiais fotográficos, oficinas e outras atividades. 



Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

65704

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now