SiteJornalOlhodeAguia
Not?cias
09/06/2021 11:56
Cinco fotos do Metrpoles esto no livro O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro.Por Olvia Meireles
Quatro fotografias da equipe do portal aparecem no interior da publicao, e um registro recebeu destaque na capa

 

fotojornalismos livro o melhor do fotojornalismo imagens metropoles Rafaela Felicciano/Metrópoles

Pela quarta vez, Metrópoles foi selecionado para fazer parte do livro O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro. Quatro fotografias da equipe do portal aparecem no interior da publicação, e um registro recebeu destaque na capa.

 

O livro, editado anualmente, é uma das principais publicações de fotojornalismo do Brasil. Ao lado dos profissionais do Metrópoles, estão veículos renomados, como Folha de S.Paulo, Estadão e O Globo.

Nesta nova edição, os curadores selecionaram trabalhos de Daniel Ferreira, Igo Estrela, Rafaela Felicciano e Myke Senna. A fotojornalista publicou o registro do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do ex-juiz Sergio Moro (foto em destaque). Durante solenidade de hasteamento da bandeira, Bolsonaro fez um gesto que parece uma arma sendo apontada para a cabeça do então ministro da Justiça.

Reproduçãofotojornalismos livro o melhor do fotojornalismo imagens metropoles

O editor de fotografia do Metrópoles Daniel Pereira emplacou uma foto da avó materna da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro. Maria Aparecida Firmo Ferreira vivia na favela do Sol Nascente e já havia sido presa por tráfico de drogas.

 

Os organizadores escolheram, ainda, duas imagens tiradas por Igo Estrela. Na primeira, o repórter fotográfico registrou a cena de uma garota de programa entrando em uma viatura da Polícia Militar do Distrito Federal. A segunda imagem mostra Sergio Moro horas depois de pedir demissão do cargo de ministro da Justiça.

Uma fotografia do freelancer Myke Senna, publicada no Metrópoles, também entrou para a curadoria. No clique, Bolsonaro faz gesto de banana para imprensa após ser questionado sobre a reforma da biblioteca do Palácio do Planalto.

 

Veja as imagens dos fotojornalistas publicadas no livro:

1

 

 

 

Histórico

Na 10ª edição do catálogo, publicada em 2019, os curadores também haviam escolhido trabalhos de Daniel Ferreira e Rafaela Felicciano. A fotojornalista publicou o registro de policiais civis invadindo o Salão Branco do Congresso Nacional durante um protesto contra a reforma da Previdência. A imagem também foi finalista do 23° Concurso Latino-Americano de Fotografia Documental.

Já o editor do portal teve duas fotografias publicadas no livro. A primeira foi um clique do momento em que a polícia joga gás de pimenta contra manifestantes que pediam, em frente ao Palácio do Planalto, o impeachment do ex-presidente Michel Temer. A segunda, também escolhida para estar na capa, é a imagem da toga esvoaçante do ministro Alexandre de Moraes no dia de sua posse no Supremo Tribunal Federal (STF).

Sobre o livro

A série de livros O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro foi lançada em 2009 com a proposta de ser um documento fotográfico da história contemporânea do Brasil. Em 2021, a série passa a fazer parte de uma coleção com quatro volumes de 50 páginas cada: Pandemia, Esportes & Cultura, Cidades & Polícia e Política & Economia.

 

Cada livro terá uma capa diferente, destacando cenas da sua temática. Os quatro volumes formarão O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro – edição 2020/2021, com imagens de 2019 e do primeiro semestre de 2020. As fotografias selecionadas são de autoria de grandes fotojornalistas de todas as regiões do Brasil e foram publicadas em jornais, revistas, sites, redes sociais de veículos de comunicação ou distribuídas por agências de notícias nacionais ou internacionais.

O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro: Política & Economia
Editora Europa, 52 páginas. Preço: R$ 39,46

Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrvel seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produes audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 339
Desde 15/05/2011: 6.113.362
voc a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim