SiteJornalOlhodeAguia
Not?cias
23/11/2021 10:36
EXPOSIÇÃO Exposição apresenta restauro ao vivo de obras de Aleijadinho
A iniciativa marca a reabertura ao público da Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte (MG)

 Publicado em 29/10/2021 15h30

São-Joaquim_Aleijadinho,-arte-revelada_-o-legado-de-um-restauro-na-Casa-Fiat-de-Cultura_crédito-Studio-Cerri

Imagem de São Joaquim, de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, do século XIX. Foto: Studio Cerri

Poucos artistas compõem parte tão significativa do cenário artístico brasileiro quanto Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. E, para celebrar a obra do gênio do barroco brasileiro, a Casa Fiat de Cultura, com colaboração do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), promove a exposição Aleijadinho, arte revelada: o legado de um restauro. Realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a exposição conta também com o apoio do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura.

A partir da próxima quarta-feira (03) os visitantes poderão contemplar ao vivo o trabalho de restauro de três obras do século XVIII do Mestre. As visitas ao ateliê-vitrine, agendadas gratuitamente pela Sympla, serão mediadas pelo programa educativo da Casa Fiat de Cultura. Além disso, pelas redes sociais, será possível acompanhar a websérie A Arte do Restauro, que apresentará o making of de todo o processo e aspectos da vida e da obra de Aleijadinho.

Sant’Ana-Mestra,-pertencente-à-Capela-de-Sant’Ana_Aleijadinho,-arte-revelada_-o-legado-de-um-restauro-na-Casa-Fiat-de-Cultura_crédito-Studio-Cerri(1)A iniciativa inédita oferece à comunidade a oportunidade única de participar do processo de restauração das imagens de Sant’Ana Mestra, de São Joaquim e de São Manuel, do Mestre Aleijadinho. Será possível vislumbrar detalhes das etapas do restauro, que está sob a responsabilidade do Grupo Oficina de Restauro, com acompanhamento técnico do Iphan. Ao observar a restauração das obras em tempo real, o público poderá aprofundar sua própria percepção sobre os objetos, ampliando o olhar sobre a importância da preservação de seu patrimônio, aproximando assim a comunidade de sua própria herança cultural.

O primor técnico e a qualidade artística com as quais Aleijadinho nos legou centenas de obras primas, de tamanha expressividade, são inigualáveis. Estes aspectos transcendem o tempo, ao compartir um momento da sociedade mineira dos séculos XVIII e XIX, mas que ainda hoje permanecem como objetos de cultos, amplamente utilizados em festividades e eventos religiosos. Dessa forma, a restauração das esculturas atribuídas ao Mestre Aleijadinho vai permitir a perpetuação e difusão de um patrimônio cultural significativo não somente no seu aspecto artístico, mas como elemento identitário de uma sociedade.

O processo de restauro é lento e necessita estar apoiado em conhecimento científico especializado, buscando respeitar e enfatizar as características estilísticas da peça, enquanto ameniza os danos causados pelo tempo. É durante o momento da restauração que se cria a melhor oportunidade para conhecer a fundo características técnicas que poderiam passar despercebidas. Promovendo, assim, uma apreciação renovada da beleza e da singularidade, que de outra forma poderiam ficar obscurecidas pela ação do tempo ou pela intervenção humana. 

 

Serviço:

Aleijadinho, arte revelada – o legado de um restauro03 de novembro a 02 de janeiro
https://www.sympla.com.br/casafiatdecultura
Vagas são limitadas

Cultura, Artes, História e Esportes
 
 
 
 
Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Os conservadores fotográficos emergentes da década de 2020, com Millard Schisler

youtube.com/watch?v=nAa9rghODME
Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrível seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produções audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 3.124
Desde 15/05/2011: 6.362.007
você é a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim