SiteJornalOlhodeAguia
Not?cias
14/09/2021 19:06
Gana é destaque em Luz da África no CCBB
Hoje tem performance e filmes do país exportador de ouro, diamante, manganês, bauxita e madeira. Dia 11, a embaixadora de Gana no Brasil, Abena Busia, participa da roda de conversa, também no programa

 A nação de Gana será homenageada hoje, 3, dentro do programa Luz da África, que está acontecendo no Centro Cultural de Brasília (CCBB). Às 19h, o grupo União Cultural Jana de Gana apresenta performance cultural de música e dança, na área externa do Centro Cultural, com apoio da embaixada de Gana no Brasil. A entrada é franca. Em seguida, às 20h será exibido o filme “Prof. Busia: o legado”, no Cinema do CCBB, com ingressos retirados antecipadamente.

Luz da África foi aberto dia 1º deste mês e prossegue até dia 5, presencialmente, com filmes, música, poesia, histórias e rodas de conversa, no CCBB; e de 6 a 19 online para todo o Brasil.  O programa está exibindo títulos premiados Festival de Cinema Africano de Nova York (NYAFF), considerado essencial para dar visibilidade e reconhecimento aos artistas africanos no exterior. A mostra de cinema traz 13 filmes, alguns de diretoras brasileiras premiadas.

Toda a programação segue os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19. Luz da África tem apoio das 35 embaixadas africanas em Brasília, patrocínio do Banco do Brasil e produção da Atman Filmes e Criações. É uma oportunidade para conhecer um pouco do cinema, da cultura e do lado poético da África.

Filme – O documentário de 52 minutos, “Professor Busia, o Legado”, que será exibido hoje, 3, no Cinema do CCBB, mostra a vida do extraordinário acadêmico, estadista e homem Dr. K. A. Busia, de origem humilde do Gana, que se tornou primeiro-ministro da Segunda República de Gana. A narrativa é composta por entrevistas com familiares, estudiosos e líderes políticos do país. O filme recupera uma memória da vida de uma liderança cujo reconhecimento de seu legado torna-se a base da florescente democracia de seu país hoje.

Embaixadora de Gana no Brasil. Abena Busia Imagem: PCO

Embaixadora de Gana – Na programação online, dia 11, sábado, às 17h, será realizada a roda de conversa “Olhar feminino nos Diálogos Culturais”, tendo como convidadas Mahen Boneti, diretora do NYAFF (New York African Film Festival); a embaixadora Abena Busia e curadoras da mostra.

A embaixadora de Gana no Brasil Abena Busia tem credenciamento simultâneo para a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Abena foi professora dos departamentos de Inglês e Literatura Comparada na Rutgers, The State University of New Jersey. É autora e poetisa conhecida internacionalmente, tendo publicado, dentre outras obras, duas coleções de poesia e mais de 50 artigos em publicações acadêmicas e populares em todo o mundo.

A diretora do New York African Film Festival (NTAFF), Mahen Bonetti, nasceu em 1956, em Serra Leoa e cresceu em Nova Iorque. Estudou no Bradford College e fez pós-graduação em comunicação de mídia na New York University. Trabalhou na Young and Rubicam e na divisão editorial e de publicidade da Newsweek.

Com sede em Nova York, o NTAFF é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1990 com o objetivo de aumentar a exposição das artes e culturas africanas. O festival foi lançado em 1993, com o apoio da Fundação Ford e hoje conta com a parceria do Lincoln Center e do Brooklyn Museum of Art.

“A curadoria se preocupou em apresentar a multiplicidade de linguagens com protagonismo feminino de diversas nacionalidades”, explica a curadora e diretora da mostra, Carina Bini. A seu ver, a mostra é mais uma ponte para nos aproximar e nos fazer conhecer mais a fundo o continente africano. “O olhar para a cultura africana nos leva ao espelhamento de nós mesmos, num resgate de nossas raízes e ancestralidade que permeiam a grande maioria da população brasileira”, comenta.

Mais informações em www.luzdaafrica.com

SERVIÇO:

PRESENCIAL – até dia 5 de setembro

Programação – https://ccbb.com.br/brasilia/programacao/luz-da-africa/

Local – Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília – Cinema e área externa do CCBB Brasília.

Horários: ver programação

Ingressos: Os ingressos (gratuitos) serão disponibilizados no dia da sessão, a partir das 9h. Poderão ser adquiridos até dois (02) ingressos por CPF pelo site Eventim As atividades estarão sujeitas à lotação.

Informações: (61) 3108-7600 ou pelo e-mail

MOSTRA ONLINE – De 6 a 19 de setembro

Horários: das 19h às 23h59*

*Cada filme ficará disponível para visualização apenas no dia de sua exibição

Programação completa no site

*Com informações da Objeto Sim Projetos Culturais e Assessoria de Imprensa do CCBB

Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrível seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produções audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 584
Desde 15/05/2011: 6.266.756
você é a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim