SiteJornalOlhodeAguia
Not?cias
14/09/2021 19:03
PATRIMNIO IMATERIAL Mestres da Paraba estrelam websrie sobre a arte de fazer bonecos
Construtores do Babau mostra as tcnicas e a riqueza do universo do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.

 este mês de setembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança a websérie “Construtores do Babau”, com episódios todas as quartas-feiras, no canal do Iphan no Youtube. O primeiro vídeo vai ao ar no próximo dia 15, às 17h.

A série traz cinco vídeo-oficinas com mestres paraibanos ensinando a confeccionar os bonecos que dão vida às histórias do Babau. Também inclui um vídeo especial com apresentação da brincadeira. A ação é promovida por meio de parceria entre a superintendência da Paraíba e a Companhia Boca de Cena, entidade cultural focada na pesquisa, documentação e difusão da arte bonequeira.

A websérie “Construtores do Babau” permite conhecer o saber, a técnica, o dia-a-dia dos mestres e a relação com as matérias-primas, ferramentas e com os bonecos, assim como sentir a magia do momento em que os personagens ganham vida.

Em cada episódio, os mestres apresentam seus universos, contam sua trajetória na arte do babau, resgatam histórias de vida e revelam aspectos de sua personalidade.

“O trabalho resulta de uma etapa das ações de salvaguarda do Babau da Paraíba, voltada para a transmissão de saberes e valorização dos mestres bonequeiros do nosso estado”, ressalta o superintendente do Iphan na Paraíba, Hyago Celane. “É um projeto muito rico que envolveu os brincantes, a gestão pública e a sociedade civil, feito de modo conjunto entre a equipe técnica do Iphan e a entidade parceira”, acrescenta.

“Por serem realizadas em formato virtual, as oficinas podem ser vistas por um público maior. Assim, mais gente pode conhecer o fazer do boneco de babau, com suas diferenças e formas que variam de acordo com o processo de cada bonequeiro”, destaca a diretora de produção e pesquisa da Companhia Boca de Cena, Amanda Viana.

O início

As vídeo-oficinas são resultado das ações de salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, que, no estado da Paraíba, é conhecido como Babau. Iniciado em 2019, o projeto envolve apresentações públicas, encontros com mestres bonequeiros e capacitação de agentes culturais, líderes comunitários e gestores públicos. O objetivo é dar visibilidade e fortalecer a manifestação cultural.

Voltada para a comunidade, a iniciativa também previa a realização de oficinas presenciais de confecção e manipulação dos babaus. Com o início da pandemia, a proposta precisou ser adaptada. As oficinas foram feitas em formato de vídeo para garantir a saúde dos envolvidos.

O roteiro dos vídeos foi elaborado em conjunto pelos técnicos do Iphan na Paraíba e pelos integrantes da Companhia Boca de Cena, seguindo os protocolos de segurança que o momento de pandemia exige.

A Companhia Boca de Cena busca investigar, produzir e fomentar conhecimentos específicos sobre o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste no Brasil. Nos últimos 21 anos, tem se empenhado na pesquisa, documentação e fomento dessa linguagem artística no estado da Paraíba. A entidade procura trabalhar com a essência da popularidade nordestina, aliada à poesia e às novas tecnologias. Busca, ainda, apresentar ao público a diversidade cultural do teatro de animação, ajudando a fortalecer essa arte para as futuras gerações.

Teatro de Bonecos Popular do Nordeste

Registrado como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2015, o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é manifestação tradicional nos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, assim como no Distrito Federal. Em cada lugar, recebe um nome: Babau, Mamulengo, João Redondo, Casimiro Coco.

A arte bonequeira envolve, sobretudo, conhecimento criativo, artístico e uma forte carga de representação teatral. Os mestres bonequeiros contam histórias e apresentam a cultura nordestina por meio dos enredos, música, linguagens, cores e muita alegria. É uma tradição repassada de mestre para discípulo, de pai para filho, de geração para geração.

Mais informações para a imprensaAssessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.brLetícia Maciel - leticia.vale@iphan.gov.br(61) 2024-5512

www.iphan.gov.brwww.facebook.com/IphanGovBr  |  www.twitter.com/IphanGovBrwww.youtube.com/IphanGovBr

 
 

Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrvel seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produes audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 691
Desde 15/05/2011: 6.266.863
voc a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim