SiteJornalOlhodeAguia
Not?cias
28/07/2021 17:37
ENSINO SUPERIOR Lei de criao da universidade pblica do Distrito Federal sancionada.(crdito: Marcelo Ferreira/CB/
Fonte:https://www.correiobraziliense.com.br/

 

 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou, nesta quarta-feira (28/7), o projeto de lei que autoriza a criação da Universidade Pública do Distrito Federal Jorge Amaury (UnDF). A proposta que estava parada há anos por impasses administrativos sairá do papel com a instalação do primeiro campus no CA do Lago Norte, em um prédio de 3 mil metros quadrados cedido pela Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap). 

"A criação da UnDF estava prevista desde a Lei Orgânica, são mais de 30 anos aguardando essa universidade. E nós temos a honra de sancionar o projeto e dar início aos trabalhos da universidade. Agora começam os trabalhos de estruturação. Em agosto devemos lançar o concurso público para a contratação dos professores e, a partir do ano que vem, esperamos começar as aulas nos cursos que estão estabelecidos", ressaltou Ibaneis Rocha após a solenidade de assinatura no Palácio do Buriti.

De acordo com o chefe do Executivo, a expectativa é de que em cinco anos a universidade distrital esteja em pleno funcionamento com várias unidades espalhadas nas regiões administrativas da capital. "Essa universidade vem com tudo, e a gente espera que daqui pra frente ela cresça em todo o Distrito Federal, ajudando principalmente as famílias das pessoas mais carentes", reforçou. 

Para garantir os recursos da implementação, Ibaneis Rocha encaminhou um projeto para a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) que destina uma porcentagem do orçamento do GDF para a universidade. A proposta destina um investimento de aproximadamente R$ 200 milhões pelos próximos quatro anos. Também foi definida que a estrutura da UnDF que contará com 3.500 cargos no quadro de funcionários. 

Além da sede no Lago Norte, a universidade distrital também será instalada dentro do complexo da Biotic. O prédio, cedido pela Terracap, precisará passar por reestruturação. Segundo o chefe do executivo, um projeto está sendo contratado pelo governo para readequar o espaço às necessidades de uma instituição de ensino superior. 

Projeto

Com a criação da Universidade Pública do Distrito Federal Jorge Amaury(UnDF), a Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal passa a ser extinta e seus funcionários integram a nova instituição de ensino superior. O espaço será destinado à educação de graduação, pós-graduação e doutorado, inclusive na modalidade a distância, além de desenvolver pesquisas nas diversas áreas do conhecimento e promover atividades de extensão universitária.

Entre os campos de atuação de ensino definido no projeto estão os seguintes cursos:

  • Ciências Humanas
  • Cidadania e Meio Ambiente
  • Gestão Governamental de Políticas Públicas e de Serviços
  • Educação e Magistério
  • Letras, Artes e Línguas Estrangeiras Modernas
  • Ciência da Natureza e Matemática
  • Educação Física e Esportes
  • Segurança Pública e Defesa Social
  • Engenharia e Áreas Tecnológicas de Setores Produtivos
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Ciência da Saúde

 

Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrvel seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produes audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 655
Desde 15/05/2011: 6.266.827
voc a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim