SiteJornalOlhodeAguia
Not?cias
22/07/2021 19:58
BLENDED FINANCE: FINANCIAMENTO HÍBRIDO PARA IMPULSIONAR INVESTIMENTOS SOCIOAMBIENTAIS
Os investimentos necessários para viabilizar a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) são significativos e, segundo estimativas da instituição, estariam em uma faixa de US$ 5 a US$ 7 trilhões anuais.

 

Redirecionar esse volume de recursos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) envolve equilibrar a relação entre risco e retorno dos investimentos, de forma a atrair o interesse do capital privado e alavancar o impacto das iniciativas.

 

As estruturas de blended finance procuram resolver essa equação adotando como premissa o uso estratégico de capital catalítico (filantrópico ou de fomento) para mitigar o risco dos projetos e atrair capital comercial (público e/ou privado). São estruturas híbridas de financiamento, que podem combinar instrumentos diversos, como capital subordinado (dívida, equity ou híbrido), garantias e seguros, grants (doações) para apoio a projetos, pagamento por resultados e assistência técnica.

 

Blended finance no Brasil e o papel do BNDES

 

No Brasil, embora o uso de arquiteturas de blended finance ainda seja incipiente, o momento é propício para incentivá-las. O cenário favorável a  investimentos com elevados padrões ambientais, sociais e de governança (ASG) e a necessidade crescente de canalizar recursos para projetos socioambientais, que contribuam com o desenvolvimento do país e a melhoria da qualidade de vida da população, são fatores que podem impulsionar o uso desses instrumentos.

 

Nesse contexto, instituições multilaterais e de fomento podem criar as condições e a infraestrutura necessárias para estimular o uso de blended finance no país. Com longa experiência no financiamento do desenvolvimento nacional, o BNDES está estruturando um projeto-piloto que busca combinar parte dos seus recursos não reembolsáveis a diferentes tipos de capital – público, privado e filantrópico, nacional ou internacional. Ainda este ano, será lançada uma chamada pública para selecionar gestores e intermediários que desenvolvam projetos com impacto socioambiental, financiados por meio de estruturas de blended finance inovadoras.

 

Para disseminar informações sobre o tema e mostrar o potencial dos instrumentos de blended finance para financiar o desenvolvimento sustentável, o BNDES está lançando uma publicação sobre o assunto. O trabalho aprofunda o conceito e traz contribuições de especialistas do mercado e do próprio Banco, além de sinalizar como a instituição pretende atuar.

 capa_icone_BF

>> Baixe agora a publicação sobre blended finance

 

Conteúdos relacionados

 

Títulos ambientais, sociais e de governança: investindo em projetos sustentáveis

 

Bancos de desenvolvimento ao redor do mundo

 

A difusão da agenda ESG no mundo e no Brasil

Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrível seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produções audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 102
Desde 15/05/2011: 6.320.373
você é a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim