SiteJornalOlhodeAguia
Noticias
01/03/2019 13:38
Exposição "Escárnio e Degradação" do Artista plastico Doug Firmino.Abertura: 01/03/19 de Março de 2019, ,às 20h. Local: Galeria Olho de Águia (CNF 01, Edifício Praiamar, Loja 12 – Taguatinga Norte) Horário: De terça a sabado - 18h às 01h / Sábado – 18;30h

A Galeria Olho de Águia, em Taguatinga, tradicionalmente atuante no campo da fotografia, cinema e novas mídias, abre novas frentes desde ano de 2013. A Galeria, tocada por Ivaldo Cavalcanti e Morissom Cavalcante lança o Projeto Artistas do Bairro e convida a comunidade para participar.Mensalmente, um artista será convidado para expor suas obras que ficaram durante 15 dias em exposição para visitação e comercialização das obras para o público da cidade. O objetivo é contribuir para a valorização e disseminação do artista e incentivar a formação de estudantes de artes plásticas.

Para os moradores de Taguatinga é uma honra que esta águia conduzida pelo renomado fotógrafo Ivaldo Cavalcante tenha feito a sua morada distante das já acolhedoras asas do Plano Piloto.

A Galeria Olho de Águia assentou uma trincheira e um refúgio aos diversos guerreiros quixotescos “fazedores” de arte que estão marginalizados do circuito acadêmico, da dita indústria “cultural” e da escassez das águas advindas dos incentivos governamentais.

O acolhimento à pluralidade das manifestações artísticas traz aos seus frequentadores ora estranheza, ora epifania: marca da sensibilidade e generosidade sempre presentes no esforço empenhado pelos idealizadores e mantenedores da galeria.
Nós, os frequentadores e moradores da cidade, também sentimo-nos atraídos pelo clima informal e a receptividade descontraída do anfitrião-galerista, que nos ensina muito sobre a história da produção cultural do DF em um bate-papo regrado a uma sempre agradável degustação: uma experiência muito distante da “linguagem de catálogo” ou do tom professoral e academicista de alguns centros culturais que podem amedrontar os que não se sentem pertencentes a esses ambientes.
Dessa forma, a Galeria Olho de Águia representa não só um mirante que traz aos seus frequentadores um panorama do cenário artístico de Taguatinga e do DF, como também oportuniza espaço, voz e protagonismo aos artistas locais para que possam expor suas impressões e representações do “local universal”.
Quer sinta empatia ou reprovação aos temas e projetos acolhidos por essa galeria, uma visita ao local nos garante, em definitivo, que a indiferença por lá não tem qualquer chance de se apresentar.Texto:Daniel Ramos

 
 
Escárnio e Degradação
 
Doug Firmino é um artista marginal oriundo do plano periférico negado
pelos caprichos arquitetônicos do modernismo. Graduou-se em Artes Plásticas
pela Universidade de Brasília, onde também desenvolve sua dissertação de
mestrado em poéticas contemporânea, que tem como principal eixo de trabalho
o desenho grotesco e narrativas de escárnio.
 
Em Escarnio e Degradação encontramos uma trajetória de trabalho
que fundamentou a pesquisa sobre o corpo grotesco e a transfiguração de sua
própria imagem, contemplando a metamorfose da matéria. Sua investigação
quanto pesquisador, transcende às questões da visualidade do corpo e suas
modificações, acompanha também as narrativas do processo que degrada e
corrompe o corpo por meio da solidão, enfermidade, clausura e suicídio.
 
 

Abertura da Exposiçao "Escárnio e Degradação" de Doug Firmino

 
Abertura: 01/03/19 de Março de 2019, ,às 20h.
Local: Galeria Olho de Águia (CNF 01, Edifício Praiamar, Loja 12 – Taguatinga Norte)
Horário: De terça a sabado - 18h às 01h / Sábado – 18;30h às 01h
Entrada franca.
Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrível seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produções audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 523
Desde 15/05/2011: 6.193.273
você é a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim