SiteJornalOlhodeAguia
Not?cias
05/07/2013 17:26
Relato da reuni?o do Colegiado de Artes Visuais do CNPC ? MINC.Foto ? Luiz Gustavo Vard?nega Vidal Pinto

 Esta semana em Brasília aconteceu a primeira reunião Colegiado de Artes Visuais do CNPC – MINC do biênio 2013-2014, seguem algumas informações.

CNPC?

O Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC é um órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura e foi reestruturado a partir do Decreto 5.520, de 24 de agosto de 2005. Este órgão tem como finalidade “propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional”.

O CNPC é integrado pelos seguintes entes:

I – Plenário;
II – Comitê de Integração de Políticas Culturais;
III – Colegiados Setoriais;
IV – Comissões Temáticas e Grupos de Trabalho; e
V – Conferência Nacional de Cultura.

Davy Alexandrisky (RJ) – Titular no Plenário doCNPC pelas Artes Visuais

Miguel Takao Chikaoka (PA) – é Suplente no Plenário do CNPC pelas Artes Visuais

Os Colegiados Setoriais são instrumentos de discussão das principais pautas dos segmentos técnico-artísticos e de patrimônio cultural do país. A participação dessas instâncias é realizada por meio de formulações, avaliações, subsídios, diretrizes e soluções fornecidas ao Conselho Nacional de Política Cultural.

Somos sete da Rede de quinze titulares, eleitos no Fórum do Setorial de Artes Visuais que aconteceu em Brasília dias 13/14 e 15 de dezembro 2012, graças a mobilização que realizamos em todos os estados:

Miguel Chikaoka (PA)

Pablo Pinheiro (RN)

Eraldo Peres da Silva (DF)

Alvaro Villela (BA)

Ronaldo Nina (RO)

Henrique José (RN)

Teotônio Roque (RN)

 

02 e 03 de julho – O Colegiado Setorial de Artes Visuais se reuniu no Edifício Parque Cidade Corporate, sala de reuniões do 12º andar. Brasília, Distrito Federal. estiveram presente, ligados a nossa Rede 05 nesta reunião:

Miguel Chikaoka (PA)

Pablo Pinheiro (RN)

Eraldo Peres da Silva (DF)

Henrique José (RN)

Teotônio Roque (RN)

Sentimos falta da presença de  Alvaro Villela (BA) e Ronaldo Nina (RO).

Vale ler este documento: O Plano Setorial de Artes Visuais
http://www2.cultura.gov.br/cnpc/wp-content/uploads/2011/07/plano-setorial-de-artes-visuais.pdf

Ele contêm o histórico e proposições do segmento ao longo dos anos e deve ser a base na elaboração de um NOVO DOCUMENTO BASE de propostas para o PNC até 2020

O Plano Nacional de Cultura (PNC) é um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, estratégias e metas que devem orientar o poder público na formulação de políticas culturais. Previsto no artigo 215 da Constituição Federal, o Plano foi criado pela Lei n° 12.343, de 2 de dezembro de 2010. Seu objetivo é orientar o desenvolvimento de programas, projetos e ações culturais que garantam a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existente no Brasil.

Este novo documento deve estar relacionado com as METAS DO PLANO NACIONAL DE CULTURA
http://pnc.culturadigital.br/

O PNC tem metas a ser implementadas até 2020 na instalação do

SISTEMA NACIONAL DE CULTURA, uma espécie de SUS da CULTURA

Quais destas metas, são pertinentes a fotografia brasileira e a RPCFB? Quais prioridades devemos ter em nossos horizontes?

Precisamos ler, entender, conversar e propor !!!

Outro aspecto importante apresentado na reunião, que faz parte do PNC é o SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS – SNIIC

http://sniic.cultura.gov.br/index.php

Vale a pena, visitar, se cadastrar e analisar esta plataforma,  que será uma base de dados importante da cultura brasileira e gradativamente devemos solicitar a todos os membros da rede a se cadastrar!
Está em fase de teste e por isso devemos conhecer e propor melhorias, antes de divulgar em massa!

Vale destacar a importância de nossa participação nas Conferências Municipais, estaduais e Nacional de  Cultura

As conferências de cultura são uma oportunidade ímpar para que a sociedade civil e os governos, juntos, avaliem as políticas culturais da União, Estados, Municípios e Distrito Federal e façam propostas para seu aperfeiçoamento.
http://www.cultura.gov.br/3cnc

Temos que propor pontos nestas instancias de debate e se candidatar a delegado para a conferencias,  participar dos conselhos municipais e estaduais de cultura e com isso garantir espaço para a fotografia.

Todos os membros titulares do Colegiado de artes visuais são delegados natos para a Conferência Nacional com isso garantimos nossa presença lá, mas temos que eleger mais delegados para ter força de propor ações de nosso interesse.

um abraço,

Henrique José
Natal RN

Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrível seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produções audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 208
Desde 15/05/2011: 6.313.520
você é a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim