SiteJornalOlhodeAguia
Not?cias
09/03/2021 18:52
2 X MAURICIO LIMA NO WORLD PRESS PHOTO 2016
Fonte:http://docfoto.com.br/site/mauricio-lima-world-press-photo/
mauricio_lima_siria

1º lugar na categoria “General News”, foto única – Médico atende combatente de 16 anos do Estado Islâmico, em Hasaka, na Síria. [1/8/2015] © Mauricio Lima/The New York Times/WPP

mauricio_lima_brasil

2ª lugar na categoria “Daily Life”, foto única – Crianças da tribo Munduruku saltam no rio Tapajós, Pará. [10/2/2015] © Mauricio Lima/Al Jazeera America/WPP

Como já havíamos falado, Mauricio Lima vem construindo uma brilhante carreira internacional e colecionando importantes prêmios como as mais recentes menções: finalista do Pulitzer Prize, fotógrafo do ano no Pictures of the Year Latin America [POYLATAM] e pela revista TIME, vencedor no Bayeux-Calvados des Correspondantes de Guerre, para citar alguns. O prêmio que faltava veio esta semana. Atrasado, mas chegou para consagrar mais ainda uma rara carreira dentro da fotografia brasileira. “Pelo menos, desde 2009 que o World Press Photo erra feio em não premiar o trabalho de Mauricio Lima. As suas reportagens na Líbia e Afeganistão, só para citar dois casos, são de uma potência absurda”, escreve hoje o jornalista e editor Alexandre Belém na sua página no FB.

Mas ele veio, e esta semana o World Press Photo divulgou seus vencedores: Mauricio Lima aparece duas vezes com destaque na lista dos premiados. O WPP, senão o mais importante, é um dos mais prestigiados prêmios de fotografia do mundo. Uma espécie de Oscar da fotografia documental e do fotojornalismo, ramo da fotografia que acompanha as grande mudanças do planeta. Mauricio foi o vencedor na categoria “General News” com a imagem de um médico cuidando das queimaduras de um combatente de 16 anos do Estado Islâmico. A foto foi feita nos arredores de Hasaka, na Síria. A outra fotografia premiada mostra crianças de uma tribo Munduruku saltando no rio Tapajós, Pará. Esta, eleita a 2ª melhor foto na categoria “Daily Life”.

Foram nada menos que 82.951 fotos avaliadas pelo júri e 5.775 fotógrafos inscritos. As inscrições vieram de 128 países diferentes. A “foto do ano” é do fotógrafo freelance Warren Richardson e mostra um pai em fuga com seu bebê, que aparece entre arames farpados na fronteira de Hungria e Sérvia.

De Pernambuco, onde realiza um novo trabalho, Mauricio falou com a DOC: “Recebi a notícia por mensagens de texto vindas de amigos queridos, em sequência, enquanto fotografava dentro de um hospital. A foto do combatente ferido me dá um dúbio sentimento. Ao mesmo tempo que compartilho a angústia e a dor do povo sírio que tem o seu país devastado irresponsavelmente, me sinto gratificado pelo reconhecimento que a magnitude da instituição possui. É uma sensação estranha, no mínimo”, diz o fotógrafo representado pela DOC Galeria. Viva Mauricio!

Acesse aqui todos os contemplados do 2016 Photo Contest / WPP

Warren Richardson

Foto do Ano – Pai em fuga com seu bebê na fronteira de Hungria e Sérvia. [28/8/2015] © Warren Richardson/WPP

Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrível seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produções audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 880
Desde 15/05/2011: 5.955.189
você é a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim