Lynsey Addario, fotojornalista. por Joe Castaldo - Foto: John Moore)

12/03/2012 13:03

 Lynsey Addario nunca recebeu nenhum treinamento formal em fotografia, mas seu trabalho premiado foi apresentado no The New York Times , National Geographic , e Tempo de revista. Ela trabalhou em alguns dos países mais perigosos do mundo, incluindo o Afeganistão, Iraque e Líbia, documentando o conflito e seus efeitos sobre os civis, especialmente as mulheres. Ela conversou com o escritor sênior Joe Castaldo de sua casa em Londres, Inglaterra.

Nascimento: 11/13/73 Local de nascimento: Westport, Connecticut Idade recebeu sua câmera em primeiro lugar: 13 ano, ela ganhou uma bolsa MacArthur: 2009 Países que ela trabalhou: 40 + número de seqüestros: 2

Uma de suas primeiras experiências em uma zona de conflito foi o Afeganistão em 2000. O que atraiu você está aí?

Mulheres. Um cara que eu estava alugando um quarto de em Nova Deli sabiam que eu era muito interessado em questões femininas. Ele tinha ido lá e disse: "Você realmente deve tentar e fazer uma viagem ao Afeganistão, porque é onde você vai ver as mulheres oprimidos." E assim eu pesquisei e fui. Eu realmente não sabia muito. Eu sempre li artigos sobre o Afeganistão e as condições horríveis de mulheres lá, mas eu não sabia o que era um risco de ir.

Quando você percebeu?

Não até que alguns anos mais tarde. Eu acho que há algum valor em ser realmente ingênuo às vezes. Quando penso nas coisas que eu costumava fazer, eu não sei se eu faria novamente. Não necessariamente o meu comportamento, mais só vou lá sozinho e ter alguns milhares de dólares para o meu nome. Não havia telefones, não há TVs de nenhum contato com o mundo exterior.

Então você não estava com medo?

Houve um tempo que eu estava com medo, na minha segunda viagem. Em Cabul, eu tinha uma câmera ao redor do meu pescoço, que eu estava escondido com a minha chador, e um caminhão de homens do Vício ea Virtude Ministério, o hardcore Taliban que iria ao redor e impedir as pessoas de fazer qualquer coisa ilegal, viu minha câmera e me parou. Eles saltaram do caminhão e disse: "Dá-nos o seu filme!" Consegui mudar o filme para fora e esconder o rolo que eu estava usando no meu sutiã, e dar-lhes um rolo vazio. Isso foi muito assustador, e eu acabei me mudando logo em seguida.

Alguns anos mais tarde, você foi para cobrir a guerra no Iraque. Como preparado você estava?

Eu trouxe, como, saltos plataforma e brincos bonitos. Eu era como uma menina. Eu nunca tinha colocado sobre uma jaqueta antes. Eu me lembro da primeira vez que um colega colocou uma jaqueta de mim, eu quase caiu. Mas eu estava ansioso e eu queria aprender.

Como foi cobrir o combate pela primeira vez?

Fui raptado em abril de 2004. Apenas por um dia, mas foi muito chocante, e minha família me pediu para parar de ir para o Iraque .... Havia poucas horas em que era claro que o nosso destino seria porque o nosso carro tinha sido cercado por homens armados, e assim o New York Times teve que chamar os nossos pais e dizer: "Olha, não temos certeza do que está acontecendo." Quando eu chamei meu pai depois, ele disse: "Por favor volte para casa." E essa é a primeira vez que ele tinha dito algo parecido. Lembro-me de perceber em que ponto que é uma carreira muito egoísta. Como altruísta, pois é para dedicar sua vida a tentar revelar essas injustiças e para documentar a história, também é egoísta porque você colocar seus entes queridos por muita coisa.

No ano passado, você e três colegas foram capturados pelas tropas Moammar Gadhafi e segurou por quase uma semana. Será que essa mudança como você aborda o seu trabalho?

Estou assumindo um risco calculado. Eu pesar todos os fatores do que está acontecendo ao meu redor, e eu espero que eu tomar a decisão certa de quanto tempo ficar, onde me posicionar e assim por diante. Com algo parecido com o que nos aconteceu na Líbia, é claro que eu re-avaliar. Talvez eu estava muito ousada? Talvez fiquei por muito tempo? Toda vez que vou a um lugar, eu tento ser o mais cauteloso quanto eu posso ser e ainda obter a história.

Em fevereiro, dois jornalistas estrangeiros que trabalham na Síria foram mortos pelas tropas do governo. Devido aos riscos envolvidos, o que mantém você voltar para zonas de conflito?

Acho que acabam voltando porque acho que essas histórias são importantes. Somália, por exemplo, é um dos lugares mais perigosos do planeta. Eu estava quase seis meses de gravidez quando eu fui lá [depois da Líbia]. Meu marido e eu conversamos sobre isso, e eu pensei, "Eu sou mesmo um idiota? Estou realmente indo para a Somália?" E então eu pensei: "Eu estou fazendo esta história enorme sobre a seca no Corno de África, e eu realmente não posso contar a história de forma adequada sem ir para a Somália." E então eu fui.

O que foi que a conversa com seu marido como?

Ele sabia que se eu não ir que eu seria infeliz, e eu sinto como se eu não tivesse feito o meu trabalho bem. Ele é um jornalista bem .... Ele é muito bonito a única pessoa que eu nunca tinha datado que não dizer: "Quando você voltar para casa?" e "Você tem que ir?" Gostaria de ir em uma viagem e ele nunca disse uma palavra.

Ao fotografar em zonas de conflito, o que está passando pela sua cabeça?

Que eu espero não levar um tiro, que eu não ser atingido por estilhaços. Mas eu quero garantir que eu sou capaz de cobrir a história efetivamente e de forma dramática, porque as únicas pessoas imagens olhar tem drama e tensão neles. É difícil cobrir uma guerra sem combate, então você tem que se posicionar e entrar no meio das coisas.

Você já viu e experimentou uma série de eventos traumáticos. Como você lida?

Eu venho de uma família muito sólida, e uma família muito aberta. Nós nos comunicamos muito bem, e eu acho que isso me ajudou um monte de coisas que eu tenho visto e feito. Que todos nós somos construídos de forma diferente, e eu, felizmente, sou capaz de passar por um monte de dificuldades que eu já passei e não perder minha mente.

Não há muitos fotógrafos de conflitos femininos. Será que ser uma mulher afeta seu trabalho?

Uma grande parte do tempo que tem a ver com o acesso. Eu trabalho muito no mundo muçulmano para que eu possa acessar as mulheres, enquanto os meus colegas do sexo masculino não pode necessariamente ter que mesmo acesso. Eu também acho que uma das razões que eu ainda estou vivo é porque eu sou uma mulher. Quer eles admitam ou não, as pessoas tendem a tratar as mulheres um pouco mais fragilmente do que fazem os homens. Desci espécie de mais fácil do que os meus colegas na Líbia porque eles estavam sendo atingido na parte de trás da cabeça com coronhadas o tempo todo e eu não estava, porque eu sou uma mulher. Sim, eu tenho um soco no rosto, e sim, eu fiquei tateando, mas você sabe, é apenas diferente. As mulheres são tratadas de forma diferente do que os homens.fonte:http://www.canadianbusiness.com/

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

27570

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now