Projeto Experi?ncia especial com DAVID ALAN HARVEY, OS SEGREDOS DA ILUMINA??O MINIMALISTA.

10/11/2011 18:40

 Sábado 3/12 das 9h às 18h, com intervalo para almoço
(workshop ministrado em inglês)

Rio de Janeiro e Ateliê da Imagem recebem o primeiro workshop no Brasil do renomado fotógrafo David Alan Harvey (Magnum e National Geographic) 

Este workshop com David Alan Harvey é dedicado ao aprendizado do uso da luz artificial em situações de externa e locação e como manipulá-la para o bom desempenho no desenvolvimento estético de uma estória, como também na composição de um ensaio fotográfico, com o objetivo de desenvolver o olhar e um estilo pessoal. 

Nesta experiência com o renomado fotógrafo DAH, autor dos livros Cuba, Divided Soul, e Living Proof e que se destaca pela marca autoral no uso da cor, o Rio de Janeiro servirá como tema e locação. “Estaremos juntos na locação, fotografando eventos reais em tempo real com o principal objetivo: soluções práticas de iluminação. Se a luz natural é ruim, nós iremos fazer que pareça boa, e se a luz natural é boa, nós a tornamos ainda melhor. Você só precisa trazer a iluminação que já possui. Teremos em mãos um kit de iluminação guarda-chuva e refletores, mas principalmente trabalharemos com luzes portáteis que você pode usar sem um assistente”.

Alguns pontos que serão discutidos:

- A possibilidade de utilizar flashs de forma mais criativa, ágil, precisa, sem a preocupação de equipamentos desnecessários, assistentes e sem quebrar o ritmo, principalmente para aqueles como Harvey que trabalham em situações de constante correria, em busca da imagem perfeita e de uma estória;
- Fazer funcionar o lado técnico a favor e não contra o fotógrafo;
- Como desenvolver um estilo próprio com uma abordagem minimalista baseada em seu comprometimento e talento.

Pré- requisitos: Workshop voltado para profissionais e amadores avançados, que já possuem prática com o uso de flash e iluminação em externa e que desejam aprimorar seus conhecimentos. É requisitado o envio de um portifólio de 10 imagens salvo como arquivo único em pdf e infos de website para dah.rioworkshop@gmail.com, com cópia para diretoria@ateliedaimagem.com.br até o dia 28/11, para seleção das 15 vagas.

Os selecionados devem trazer equipamento e toda a iluminação portátil que possuem e geralmente utilizam. A parte prática do curso será realizada na Urca ou no MAM, em caso de chuva, com seguranças.

DAVID ALAN HARVEY nasceu em San Francisco e foi criado na Virgínia, Estados Unidos. Descobriu a fotografia com 11 anos. Aos 20 anos viveu e documentou a vida de uma família negra em Norfolk, Virgínia que resultou no livro Tell It Like It Is, publicado em 1966. Em 1978 foi nomeado fotógrafo do Ano pela Associação Nacional de Fotógrafos de Imprensa.

Harvey publicou mais de quarenta e cinco ensaios para a revista National Geographic. Cobriu histórias em vários países, incluindo projetos sobre adolescentes franceses, o Muro de Berlim, a cultura maya, Vietnã, nativos americanos, México, Nápoles, e recentemente Nairobi, Salvador e Rio de Janeiro. Publicou três livros importantes: Cuba e Divided Soul, com base em seu extenso trabalho sobre a migração espanhola cultural nas Américas, e Living Proof, uma leitura sobre cultura hip-hop. 

Seu trabalho foi exibido na Corcoran Gallery of Art, na Galeria Nikon, no Museu de Arte Moderna de Nova York, e noo Museu de Belas Artes de Virginia. Workshops e seminários são uma parte importante de sua vida. Harvey é atualmente editor da prestigiada revista online Burn, blog e vitrine -para fotógrafos emergentes.

Harvey tornou-se membro pleno da prestigiosa agência Magnum em 1997. Vive atualmente entre Nova Iorque e Outer Banks, EUA.

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

84446

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now