Festival de Fotojornalismo de Brasília começa nesta quinta (8/9) Evento apresenta programação com encontros virtuais e presenciais. A abertura ocorre nesta quinta (8/9), às 17h, no Alfinete Birô

Fonte:https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2022/09/5035392-festival-de-fotojornalismo-de-brasilia-comeca-nesta-quinta-8-9.html?fbclid=IwAR2nrZLcxOliiKys9j_JVuUIYF2qCGNx7s83glLuIs-JZi16092rIMVydis

10/09/2022 12:05

 

 (crédito: Lilo Clareto/Divulgação)
(crédito: Lilo Clareto/Divulgação)

O Foto BSB, Festival de Fotojornalismo de Brasília, apresenta, entre os dias 8 e 18 de setembro, uma programação híbrida com mostras, palestras e mesas de conversa sobre fotografia e resistência. Nesta quinta (8/9), a partir das 17h, o Alfinete Birô, na 103 Norte, abre os trabalhos com uma mostra em homenagem a Sérgio Amaral. Toda a programação é gratuita e pode ser acessada on-line.

Com curadoria de Claudio Versiani, Daniela Lobo e Zuleika de Souza, a Foto BSB convida fotógrafos, fotojornalistas e entusiastas da arte para um espaço de debate. Ao longo dos 10 dias, o evento se desdobra entre encontros presenciais e virtuais. Este supre o desejo do encontro humano pós-pandemia, enquanto aquele permite que os fotógrafos profissionais, quase sempre em campo, possam participar a distância.

A abertura, que ocorre nesta quinta, às 17h, homenageia Sérgio Amaral. O repórter fotográfico morreu em junho deste ano em decorrência de um câncer de pulmão. “Foram vários fotojornalistas que morreram em Brasília neste ano. O Sérgio acabou sendo menos falado. A gente achou importante ter o nome dele”, conta Daniela Lobo, diretora e curadora do festival. Ainda nesta quinta, Claudio Versiani apresenta a Aula-Magna “Foto Resistência”, com transmissão a partir das 17h.

Eliane Brum, Lilia Schwarcz e Fernando Costa Netto são alguns nomes confirmados para debates on-line. Ainda que não sejam nomes estritamente da área fotográfica, a presença aprofunda o diálogo e análise sobre temas e narrativas que dão sentido às imagens.

Por fim, o festival terá um encerramento presencial, no dia 18 de setembro, no Museu Nacional da República. Fotos do evento serão projetadas na cúpula do museu, enquanto o Anexo do Museu promove, das 14h às 18h30, a Feira Plano, com trocas e venda de fotografias.

Serviço

Foto BSB - Festival de Fotojornalismo de Brasília

 

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "fotobsb festival de fotojornalismo de Brasília 2022 Eliane Brum olhar de Lilo Clareto voz de Eliane Brum na linha de frente da Guerra contra a Natureza 10/9, 19h30 LINKBO YouTube.com/festivalfotobsb FAC CULTURA de Αροιο EconomiaCiv Crativa"Desta quinta-feira (8/9) a 18 de setembro, em formato híbrido. Programação completa no site. Participação gratuita. 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

90040

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now