GDF abre vacinação contra gripe para toda população.Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Decisão ocorre após Ministério da Saúde ampliar campanha para imunizar brasileiros contra o vírus que transmite a Influenza.FONTE:https://www.metropoles.com/

06/07/2021 18:00

 Caio Barbieri

atualizado 04/07/2021 12:29

Vacinação contra gripe posto 612 Sul Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Secretaria de Saúde anunciou a abertura da vacinação contra a gripe para toda a população do Distrito Federal acima de 6 meses de idade a partir desta segunda-feira (5/7). Até então, apenas grupos prioritários estavam sendo convocados para a imunização contra a Influenza.

A decisão do governo local ocorreu após o Ministério da Saúde ter orientado estados e municípios a ampliar a campanha para toda a população brasileira acima dos seis meses de idade.

“A partir de segunda-feira , a vacina contra Influenza estará liberada nas cem UBSs [Unidades Básicas de Saúde] que aplicam o imunizante para toda a população do DF”.

campanha nacional conta com mais de 80 milhões de doses de vacinas Influenza produzidas pelo Instituto Butantan. Cerca de 79 milhões de brasileiros fazem parte do público alvo, que foi contemplado em três etapas, e é importante reforçar que ainda dá tempo de se vacinar.

“Campanhas de imunização são prioridade do Ministério da Saúde e resolvemos ampliar a vacinação contra a Influenza para todos os grupos. O nosso objetivo é reduzir os casos graves de gripe que também pressionam o nosso sistema de saúde”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Até agora, 34,2 milhões de pessoas estão imunizadas, o que representa cerca de 42% dos grupos prioritários. De acordo com a Secretaria de Saúde, a campanha de vacinação contra Influenza no DF começou em abril e, em quase três meses, não atingiu ao menos 50% da população prevista para ser vacinada. A meta é imunizar 90% de um público estimado em 1.117.656 indivíduos, porém até o momento 522.182 procuraram os pontos de vacinação e receberam a dose de proteção.

Para ser vacinado, basta procurar a sala de vacina mais próxima do local de residência. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira.

Influenza

Segundo o governo local, é no inverno que ocorre maior disseminação das doenças respiratórias, que podem se complicar com doenças bacterianas como amigdalites, sinusites, otites, pneumonias e até meningites. A Influenza é mais comum nesse período.

A Influenza é uma infecção respiratória aguda, causada por agentes virais dos tipos A, B, C e D. O tipo A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. A vacinação anual contra a Influenza previne casos graves e mortes pela doença.

Caso seja do grupo de risco e recebeu a vacina contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo de 14 dias para se vacinar. O prazo também vale no caso de ter recebido a dose contra Influenza e se tiver chegado a vez de se vacinar contra a Covid-19. Quem recebeu a vacina CoronaVac deve aguardar 14 dias após completar o esquema vacinal, uma vez que o intervalo entre as doses desse imunizante é curto, de até 28 dias.

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

1610

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now