Sebastião Salgado ganha título de doutor honoris causa de Harvard.Foto:Joel Saged/AFP

Fotógrafo brasileiro, que recentemente inaugurou a exposição "Amazônia", em Paris, � reconhecido mundialmente por seu trabalho.FONTE:https://www.otempo.com.br/diversao/harvard-concede-a-sebastiao-salgado-titulo-honorario-de-do

30/05/2021 19:45

Imprimir
Sebastião Salgado
Sebastião Salgado recebeu uma honraria da Universidade Harvard
Foto
Foto: JOEL SAGET / AFP

A Universidade Harvard (EUA), uma das melhores do mundo, concedeu ao fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado o título honorário de doutor em arte, ao lado de outros seis destaques em diferentes áreas.

Formado em economia, Salgado é fotógrafo desde 1973, com diversos trabalhos publicados e exposições em museus e galerias ao redor do mundo. Neste ano, foi reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial com o Prêmio Cristal por sua liderança na abordagem de assuntos ligados à igualdade e à sustentabilidade.

Na turma de laureados deste ano, o fotógrafo, que hoje mora na França, figura ao lado de importantes nomes em suas áreas. Também em arte, a universidade americana reconheceu Anna Deavere Smith, atriz, dramaturga, autora e educadora, pela criação de uma nova abordagem para o teatro.

Em seu trabalho, ela combina três habilidades: a de jornalista, ao conduzir entrevistas, a de dramaturga, ao transformar essas conversas em peças de teatro, e a de artista, ao trazer essas peças à vida, explica a universidade no comunicado em que divulga os homenageados.

Já em ciência, o título foi para a vencedora do Prêmio Nobel em Química de 2018, Frances Hamilton. Seu estudo "evolução direcionada" levou a novos meios de fabricação de combustíveis, produtos farmacêuticos e outras substâncias que não agridem o ambiente.

Os demais integrantes da turma de 2021, homenageada em uma cerimônia nesta quinta-feira, foram reconhecidos como doutores em direito, mas atuam em diferentes áreas. Martin Baron, ex-editor executivo do jornal americano "The Washington Post", liderou diversos jornais ao longo de sua carreira de mais de 40 anos e, segundo Harvard, é um "forte defensor do papel essencial da imprensa em responsabilizar instituições poderosas e em contribuir para a vitalidade de uma sociedade democrática".

Também foram reconhecidos Arlie Russell Hochschild, estudiosa pioneira e professora emérita de sociologia na Universidade da Califórnia; Salman Amin Khan, educador e empreendedor, fundador da Khan Academia, organização dedicada a democratizar educação online de alta qualidade ao redor do mundo; e Margaret Hilary Marshall, ex-chefe da Suprema Corte de Massachusetts, que foi a primeira mulher a ocupar o cargo.

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

2864

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now