13º Festival Taguatinga de Cinema exibe narrativas de resistência.foto: Thaís Mallon

Cinema independente de resistência marca a 13ª edição do festival que consagrou Taguatinga na rota dos eventos de audiovisual do país

17/08/2018 11:57

 

Entre os dias 22 e 25 de agosto, acontece o 13ª Festival Taguatinga de Cinema, evento que comemora 20 anos de realização, em 2018. Ocupando o histórico Teatro da Praça de Taguatinga, o festival reúne uma diversidade de olhares cinematográficos na Mostra Competitiva, nos três programas de Mostra Paralela, na Mostra Infantil e em espaços formativos, além de festas com DJs, shows com artistas locais e ambiente para o mercado criativo. São quatro dias de programação aberta ao público em geral, com entrada franca.

 

Selecionados entre 380 inscritos de todo o país, 24 curtas-metragens concorrem às premiações da Mostra Competitiva, sendo 20 escolhidos pela curadoria oficial e quatro através de votação popular online. Firmado no tema deste ano, “O Movimento em Nós”, o festival reúne uma diversidade de produções com narrativas de resistência, atravessadas pelo desejo de resistir e florescer diante da aridez política do Brasil atual, instaurando movimentos e espaços vibrantes entre a tela e o espectador.

 

Além dos filmes concorrentes, o Festaguá apresenta a Mostra Infantil, durante as manhãs do dia 23 e 24, Mostra de Trailers Indie Games e mais três programas especiais de Mostra Paralela, ampliando ainda mais o debate em torno do cinema independente engajado: Mostra Paralela Lugar de Fala, onde são abordados temas como questão indígena, feminismo e negritude; Mostra Paralela Cinema Cabuloso, com curtas produzidos por estudantes de escolas públicas do DF; e Mostra Paralela WIFT-Brasil, com filmes realizados por mulheres.

 

Os realizadores e realizadoras dos 24 filmes selecionados para a Mostra Competitiva, oriundos de diferentes regiões do Brasil, concorrem a premiações e recebem também passagem e hospedagem gratuitas para participarem de toda a programação do Festival Taguatinga de Cinema. A presença dos realizadores potencializa o incentivo à produção independente, proporcionando momentos de diálogo entre cineastas e público.


Taguá MAPI

Paralelo à Mostra Competitiva, realizadores, estudantes de audiovisual e público podem participar de oficinas, debates, Laboratório de Desenvolvimento de Projetos, masterclass e painéis que integram a 2ª edição do Taguá MAPI - Mercado Audiovisual de Produção Independente. O MAPI busca fortalecer a cena local e contribuir com o desenvolvimento de estratégias para o mercado regional. Em sinergia com o tema “O Movimento em Nós”, lança seu olhar sobre produções que intervêm criativamente em suas realidades. Entre os convidados estão realizadoras e realizadores deste cinema de reflexão contemporânea, de várias regiões do país. Serão três dias de MAPI, entre 23 e 25, no Go Inn Hotel.


Homenageados

Em todos os anos, o Festival Taguatinga de Cinema presta homenagem a personalidades que marcaram e marcam o movimento cultural de Taguatinga e do Distrito Federal. Neste ano, os homenageados são a atriz, militante e produtora cultural Marília Abreu, co-criadora do Espaço Imaginário Cultural, em Samambaia, e o fotojornalista Ivaldo Cavalcante, taguatinguense de coração que registra cenas históricas do movimento cultural de Taguá e do cenário político da capital do país, desde a década de 80, além de criar e coordenar a Galeria Olho de Águia, na Praça da CNF.

 

Homenageado Especial - José Mojica Marins, o Zé do Caixão

Indo além das personalidades locais, o 13º Festival Taguatinga de Cinema homenageia o célebre personagem Zé do Caixão, criado pelo ator e cineasta José Mojica Marins. Nascido em São Paulo, Mojica soma uma extensa produção cinematográfica desde 1945, especialmente voltada ao gênero de terror e aclamada em todo o mundo.

 

Durante a noite de premiação, no dia 25, a figura de Zé do Caixão encarna no palco do Festival através de uma performance especial de Pedro Marins, neto de José Mojica. Logo em seguida, o festival realiza a exibição de lançamento do filme A Praga do Cinema Brasileiro, gravado em Brasília e dirigido por Willian Alves e Zefell Coff, com participação especial de Zé do Caixão.



Festas e Shows

Todas as quatro noites de evento serão celebradas com música produzida por DJs e grupos de Brasília. A noite de abertura no Teatro da Praça, no dia 22, é comandada pelos DJs Ceilondres e Erick Souza, do Coletivo Afrobixas. Diferentes momentos do Festival são ambientados pelo DJ Palito, que toca no foyer do Teatro da Praça nos dias 23 e 24. No dia 23, o festival também caminha pela cidade e realiza festa discotecada pelo DJ Gerson Deveras na Galeria Olho de Águia, na Praça da CNF. No dia seguinte, 24, ainda na Praça da CNF, DJ Itin do Brasil toca no Bar Isso aqui é DF. Para finalizar toda a programação no dia 25, a Festa de Encerramento retoma o Teatro pra Praça com shows da cantora Moara e da banda Saci Weré.


Festival - Histórico

Atuando há 20 anos como locus de resistência, o Festival Taguatinga de Cinema objetiva incentivar a produção cinematográfica independente, realizada em contextos de emancipação sociocultural. Desde sua primeira edição, em 1998, o evento movimenta a cena para além dos grande eixos, apresentando curtas-metragens de diversos estilos e formas de realização, abraçando narrativas lineares ou experimentais, poéticas ou documentais.


Premiação

Os 24 curtas-metragens da Mostra Competitiva concorrem a três tipos de premiação: Melhor Filme Júri Oficial, Melhor Filme Júri Popular e Prêmio de Inovação de Linguagem pelo Júri Oficial. Os três ganhadores recebem prêmios em dinheiro, além de troféus esculpidos pelo consagrado artista plástico Omar Franco. Também serão entregues troféus para as três menções honrosas escolhidas pelo júri oficial.


SERVIÇO

 

13º Festival Taguatinga de Cinema

22 a 25 de agosto de 2018

Evento gratuito

Verificar classificação indicativa dos filmes

Site: www.festivaltaguatinga.com.br

 

Endereços das atividades do Festival

Teatro da Praça: Setor Central, Área Especial 5 - Taguatinga SulGaleria Olho de Águia: CNF 01, Edifício Praiamar - Taguatinga NorteBar Isso Aqui é DF: CNF 01, Lote 16, Loja 01 - Taguatinga Norte

Go Inn Hotel: Setor Hoteleiro, Projeção D, Taguatinga Centro

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

22 de agosto – Quarta

 

19h: Abertura da Praça de Alimentação e Feira – Teatro da Praça

20h: Mostra Competitiva | Programa 1 – Teatro da Praça

22h: Festa de Abertura com DJs Afrobixas – Teatro da Praça

 

23 de agosto Quinta    

    

9h às 12h: Taguá MAPI | Oficina de Desenvolvimento de Projetos – Go Inn Hotel

9h30: Mostra Infantil – Teatro da Praça

10h: Debate com os realizadores – Teatro da Praça

14h30 - 18h: Taguá MAPI | Painel 1 – Go Inn Hotel

14h30: Mostra de Trailers Indie Games – Teatro da Praça

15h: Mostra Paralela Cinema Cabuloso – Teatro da Praça

19h: Praça de Alimentação e Feira com discotecagem do DJ Palito – Teatro da Praça

20h: Mostra Competitiva | Programa 2 – Teatro da Praça

22h: Festa Olho de Águia, com DJ Gerson Deveras – Praça da CNF

 

24 de agosto Sexta

 

9h às 12h: Taguá MAPI | Oficina de Desenvolvimento de Projetos – Go Inn Hotel

9h30: Mostra Infantil – Teatro da Praça

10h: Debate com os realizadores – Teatro da Praça

14h: Taguá MAPI | Conversa sobre técnicas de jogos para audiovisual – Go Inn Hotel

14h30 - 18h: Taguá MAPI | Painel 2 – Go Inn Hotel

15h: Mostra Paralela Lugar de Fala – Teatro da Praça

19h: Praça de Alimentação e Feira com discotecagem do DJ Palito – Teatro da Praça

20h: Mostra Competitiva | Programa 3 – Teatro da Praça

22h: Festa Isso Aqui é DF, com DJ Itin do Brasil – Praça da CNF

 

25 de agosto - Sábado        

 

9h às 12h: Taguá MAPI | Oficina de Desenvolvimento de Projetos – Go Inn Hotel

10h: Debate com os realizadores – Teatro da Praça

14h30 - 18h: Taguá MAPI | Masterclass – Go Inn Hotel

15h: Mostra Paralela WIFT-Brasil – Teatro da Praça

19h: Praça de Alimentação e Feira – Teatro da Praça

20h: Mostra Competitiva | Programa 4 – Teatro da Praça

22h: Performance com Zé do Caixão - Encarnado em Pedro Marins

       Exibição do filme A Praga do Cinema Brasileiro (Willian Alves e Zefell Coff)

22h30: Cerimônia de Premiação

23h: Festa de Encerramento, com Moara e Saci WeréA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindoA imagem pode conter: 1 pessoaA imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

74965

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now