Cozinha Fotográfica homenageia HOJE dois MESTRES do Fotojornalismo Brasileiro Gervásio Baptista e Mário Fontenelle.

25/07/2016 15:10

 O Sindicato dos Jornalistas do DF realiza no dia 25/7, às 20h, no auditório da entidade uma edição especial da Cozinha Fotográfica. O evento homenageará Gervásio Baptista e Mário Fontenelle, dois fotojornalistas que fizeram história na Capital do país. Durante a Cozinha será apresentado o curta-metragem “Mário Fontenelle – A oração silenciosa” do cineasta cearense e professor da UnB Pedro Jorge Castro. Gérvasio Baptista irá receber um troféu do Sindicato e da Associação Atlética de Luziânia como reconhecimento do seu trabalho e da sua paixão pelo futebol.

A Cozinha fotográfica é um dos projetos do Sindicato de maior destaque. Direcionada para repórteres fotográficos, profissionais e estudantes da área de comunicação, o objetivo da Cozinha fotográfica é mostrar o trabalho de fotojornalistas do DF como forma de incentivar o debate sobre fotografia e os desafios enfrentados por esses profissionais. Temas como direitos autorais, manipulação de imagem, novas tecnologias, dificuldades e desafios para a realização dos trabalhos são alguns pontos abordados durante as discussões.

Perfis

Gervásio Baptista

Foto: Ivaldo Cavancante - Galeria Olho de Águia

O mestre do fotojornalismo Gervásio Baptista

Gervásio é um dos fotojornalistas mais importantes do país. O profissional registrou grande parte dos acontecimentos e das personalidades mais importantes das últimas décadas. É de Baptista a célebre foto de Juscelino Kubitschek acenando com a cartola na inauguração de Brasília e também o último registro de Tancredo Neves com vida, entre outras imagens marcantes de presidentes. Além do trabalho na capital do País, o fotógrafo registrou acontecimentos que marcaram o século em todo o mundo: Baptista cobriu a Guerra do Vietnã, a Revolução Cubana, a Revolução dos Cravos, em Portugal, a derrubada de Juan DomingoPerón na Argentina, sete copas do mundo e 16 concursos de miss universo. Ele fotografou nomes comoJohn Kennedy, Richard Nixon, Charles de Gaulle, Che Guevara e Fidel Castro.

Mário Fontenelle

Divulgação

Primeiro fotógrafo oficial de Brasília, Mário Fontenelle, é o maior responsável pelas imagens da construção dos monumentos e das rodovias do Distrito Federal. Ele é considerado um dos mais importantes memorialistas de Brasília, com a produção de mais de 5 mil fotografias da construção da cidade. Os registros foram feitos com uma máquina fotográfica recebida das mãos do então presidente Jucelino Kubitschek. Apesar da sua enorme contribuição, Mário Fontenelle morreu pobre, sozinho, e seus últimos anos de vida foram num asilo no Núcleo Bandeirante. Entre os seus registros mais emblemáticos estão o cruzamento dos eixos, marco zero da construção de Brasília e a clássica imagem de JK e Lúcio Costa, lado a lado, no local onde se iniciaria o Eixo Monumental.Fonte:http://www.sjpdf.org.br/

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

89170

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now