Relato da reuni?o do Colegiado de Artes Visuais do CNPC ? MINC.Foto ? Luiz Gustavo Vard?nega Vidal Pinto

05/07/2013 17:26

 Esta semana em Brasília aconteceu a primeira reunião Colegiado de Artes Visuais do CNPC – MINC do biênio 2013-2014, seguem algumas informações.

CNPC?

O Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC é um órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura e foi reestruturado a partir do Decreto 5.520, de 24 de agosto de 2005. Este órgão tem como finalidade “propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional”.

O CNPC é integrado pelos seguintes entes:

I – Plenário;
II – Comitê de Integração de Políticas Culturais;
III – Colegiados Setoriais;
IV – Comissões Temáticas e Grupos de Trabalho; e
V – Conferência Nacional de Cultura.

Davy Alexandrisky (RJ) – Titular no Plenário doCNPC pelas Artes Visuais

Miguel Takao Chikaoka (PA) – é Suplente no Plenário do CNPC pelas Artes Visuais

Os Colegiados Setoriais são instrumentos de discussão das principais pautas dos segmentos técnico-artísticos e de patrimônio cultural do país. A participação dessas instâncias é realizada por meio de formulações, avaliações, subsídios, diretrizes e soluções fornecidas ao Conselho Nacional de Política Cultural.

Somos sete da Rede de quinze titulares, eleitos no Fórum do Setorial de Artes Visuais que aconteceu em Brasília dias 13/14 e 15 de dezembro 2012, graças a mobilização que realizamos em todos os estados:

Miguel Chikaoka (PA)

Pablo Pinheiro (RN)

Eraldo Peres da Silva (DF)

Alvaro Villela (BA)

Ronaldo Nina (RO)

Henrique José (RN)

Teotônio Roque (RN)

 

02 e 03 de julho – O Colegiado Setorial de Artes Visuais se reuniu no Edifício Parque Cidade Corporate, sala de reuniões do 12º andar. Brasília, Distrito Federal. estiveram presente, ligados a nossa Rede 05 nesta reunião:

Miguel Chikaoka (PA)

Pablo Pinheiro (RN)

Eraldo Peres da Silva (DF)

Henrique José (RN)

Teotônio Roque (RN)

Sentimos falta da presença de  Alvaro Villela (BA) e Ronaldo Nina (RO).

Vale ler este documento: O Plano Setorial de Artes Visuais
http://www2.cultura.gov.br/cnpc/wp-content/uploads/2011/07/plano-setorial-de-artes-visuais.pdf

Ele contêm o histórico e proposições do segmento ao longo dos anos e deve ser a base na elaboração de um NOVO DOCUMENTO BASE de propostas para o PNC até 2020

O Plano Nacional de Cultura (PNC) é um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, estratégias e metas que devem orientar o poder público na formulação de políticas culturais. Previsto no artigo 215 da Constituição Federal, o Plano foi criado pela Lei n° 12.343, de 2 de dezembro de 2010. Seu objetivo é orientar o desenvolvimento de programas, projetos e ações culturais que garantam a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existente no Brasil.

Este novo documento deve estar relacionado com as METAS DO PLANO NACIONAL DE CULTURA
http://pnc.culturadigital.br/

O PNC tem metas a ser implementadas até 2020 na instalação do

SISTEMA NACIONAL DE CULTURA, uma espécie de SUS da CULTURA

Quais destas metas, são pertinentes a fotografia brasileira e a RPCFB? Quais prioridades devemos ter em nossos horizontes?

Precisamos ler, entender, conversar e propor !!!

Outro aspecto importante apresentado na reunião, que faz parte do PNC é o SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS – SNIIC

http://sniic.cultura.gov.br/index.php

Vale a pena, visitar, se cadastrar e analisar esta plataforma,  que será uma base de dados importante da cultura brasileira e gradativamente devemos solicitar a todos os membros da rede a se cadastrar!
Está em fase de teste e por isso devemos conhecer e propor melhorias, antes de divulgar em massa!

Vale destacar a importância de nossa participação nas Conferências Municipais, estaduais e Nacional de  Cultura

As conferências de cultura são uma oportunidade ímpar para que a sociedade civil e os governos, juntos, avaliem as políticas culturais da União, Estados, Municípios e Distrito Federal e façam propostas para seu aperfeiçoamento.
http://www.cultura.gov.br/3cnc

Temos que propor pontos nestas instancias de debate e se candidatar a delegado para a conferencias,  participar dos conselhos municipais e estaduais de cultura e com isso garantir espaço para a fotografia.

Todos os membros titulares do Colegiado de artes visuais são delegados natos para a Conferência Nacional com isso garantimos nossa presença lá, mas temos que eleger mais delegados para ter força de propor ações de nosso interesse.

um abraço,

Henrique José
Natal RN

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

90344

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now