SiteJornalOlhodeAguia
Not?cias
16/08/2012 09:39
Roberto Castello conta as origens hist?ricas do Centro-Oeste no M?s da Fotografia

 


Nesta quinta-feira (16) o Mês da Fotografia será palco de um encontro do Centro-Oeste com suas origens. Será durante a palestra com o pesquisador e jornalista Roberto Castello, dono de um acervo com mais de 1.000 fotos sobre as expedições e missões que permitiram, por exemplo, a criação de Brasília.

 
Presidente Getúlio Vargas visita a Fundação Brasil Central em 1945. 
Quando o jornalista chegou em Brasília, na década de 60, não existia nenhum tipo memória da cidade ou até mesmo das origens de outras cidades do centro-oeste. “O Centro-Oeste sempre foi uma incógnita para mim. O Brasil até a década de 40 ficava de costas para o interior”, conta.
 
A sua história começou quando, durante uma limpeza da garagem do Ministério do Interior, funcionários lhe deram uma caixa com fotos de uma expedição. Castello descobriu depois estas foram as únicas salvas, pois todas as outras fotos de expedições e missões haviam sido jogadas no lixo. “Sobrou uma caixa, com fotos amarradas no barbante, que eles estavam jogando fora e resolveram me dar, pois sabiam que eu gostava dessas coisas”, revela.
 
Com a descoberta das imagens de uma expedição chamada Roncador-Xingu, que tinha como objetivo ligar o Norte e o Sul do país, o jornalista decidiu correr atrás das pessoas e das histórias. “A partir destas informações comecei a andar, encontrei mais fotos com as pessoas, prefeituras”, diz.   
 
Inauguração de Brasília em 1960.
São essas e outras histórias e revelações que o público terá a oportunidade de conhecer no SESC Ceilândia, a partir das 20 horas. A exposição com 90 fotos resgatadas pelo historiador e que contam sobre as origens da região também poderão ser vistas no local. “Todos os caminhos tiveram que ser feitos para construir Brasília”, lembra Roberto, que dedicou 15 anos de sua vida para construir a memória do Centro-Oeste. 
Foto da exposição Terra Vermelha
 
Encontro com autor com o fotógrafo Roberto Castello
Data: 16/08/2012
Horário: 20h
Local: SESC Ceilândia
Mediador: Profº Wagner Rizzo - doutor em história cultural pela Universidade de Brasília
Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrível seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produções audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 7
Desde 15/05/2011: 5.782.727
você é a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim