SiteJornalOlhodeAguia
Noticias
01/09/2019 20:49
Exposição Fotográfica: "Mercado Sul Sempre".Dos Fotógrafos:Ivaldo Cavalcante,Thiago Soares,Webert Da Cruz,Davi Carvalho e Yuri Barbosa.

 "Para os moradores de Taguatinga é uma honra que esta águia conduzida pelo renomado fotógrafo Ivaldo Cavalcante tenha feito a sua morada distante das já acolhedoras asas do Plano Piloto.

A Galeria Olho de Águia assentou uma trincheira e um refúgio aos diversos guerreiros quixotescos “fazedores” de arte que estão marginalizados do circuito acadêmico, da dita indústria “cultural” e da escassez das águas advindas dos incentivos governamentais.

O acolhimento à pluralidade das manifestações artísticas traz aos seus frequentadores ora estranheza, ora epifania: marca da sensibilidade e generosidade sempre presentes no esforço empenhado pelos idealizadores e mantenedores da galeria.
Nós, os frequentadores e moradores da cidade, também sentimo-nos atraídos pelo clima informal e a receptividade descontraída do anfitrião-galerista, que nos ensina muito sobre a história da produção cultural do DF em um bate-papo regrado a uma sempre agradável degustação: uma experiência muito distante da “linguagem de catálogo” ou do tom professoral e academicista de alguns centros culturais que podem amedrontar os que não se sentem pertencentes a esses ambientes.
Dessa forma, a Galeria Olho de Águia representa não só um mirante que traz aos seus frequentadores um panorama do cenário artístico de Taguatinga e do DF, como também oportuniza espaço, voz e protagonismo aos artistas locais para que possam expor suas impressões e representações do “local universal”.
Quer sinta empatia ou reprovação aos temas e projetos acolhidos por essa galeria, uma visita ao local nos garante, em definitivo, que a indiferença por lá não tem qualquer chance de se apresentar.Texto:Daniel Ramos.

 

Exposição Fotografica: "Mercado Sul Sempre".

 
 
        Cuidadosamente selecionadas, esta exposição de fotografias conta um pedaço da história do Mercado Sul de Taguatinga, território de produção da cultura no Distrito Federal.
        Esta narrativa conta com imagens cedidas pelos fotógrafos e amigos – Ivaldo Cavalcante, Thiago Soares Araújo , Webert da Cruz, Davi Carvalho de Mello e Yuri Barbosa, todos parceiros da Ocupação Cultural Mercado Sul Vive. 
        Popularmente conhecido como o “Beco da Cultura”, o Mercado Sul é um bloco comercial da cidade de Taguatinga/DF, com início de sua construção no final de 1958 e inauguração em meados de 1964, serviu como centro de abastecimento de trabalhadoras e trabalhadores da construção de Brasília.
        Nas décadas de 70 e 80, o Beco viveu uma época de desamparo. Por conta de abandono do poder público e de donos de algumas lojas, tornou-se um reduto boémia, prostituição e tráfico de drogas. Nos anos 90, com a vinda de uma loja de construção de instrumentos musicaispassou a concentrar cada vez mais artistas, produtores e agitadores culturais no localEsses são alguns traços que marcaram a história deste chãoentre idas e vindas, amado por uns e odiado por outros. 
 
O fotógrafo Ivaldo Cavalcante morou no Mercado Sul por 10 anos, nos anos mais abandonados do Beco. Ivaldo namorou, casou e imortalizou o semblante boémio e temido. Além disso, fotografou imagens históricas de Taguatinga e Brasília. 
 
Em sete de março de 2015, quando a Ocupação Cultural Mercado Sul Vive - MSV adentrou 8 lojasabandonadasoutros fotografos adentraram mais o território do Mercado Sul. Com a retomada dosespaço esquecidos da cidade, a produção cultural tornou-se alma da revitalização e fortalecimento do direito a cidade. Os fotógrafos Davi Carvalho de Mello, Thiago Soares, Webert da Cruz e Yuri Barbosaparticipam de um movimento mais contemporâneo do local, contam a história a partir de seus olhares de uma trajetória recente de 2012 a 2018.
 
Nossos agradecimentos a Nara Oliveira Ferreira, integrante da Gunga, e articuladora do Mercado Sul por 10 anos, que gentilmente cedeu fotos para a exposição, incluso o acervo pessoal de Chico Simões. 
 
O Beco é feito de pessoas. Todo movimento cultural, social e econômico deste chão de experimentações e invenções só existe por conta dos rostos, mãos e pés que frequentam e habitam este lugar de luta e aprendizado do Distrito Federal.   
 
Exposição Mercado Sul Sempre
Produção Executiva: Daniela Rueda e Thiago Soares
Assistência de Produção e Montagem: Edvaldo Rodrigues Alves
Produção de Material para Exposição: Virgílio Mota
Tratamento: Thiago Soares
Imagens Cedidas: Davi Carvalho de Mello, Ivaldo Cavalcante, Nara Oliveira, Thiago Soares, Webert da CruzYuri Barbosa e Acervo Pessoal Chico Simões
Produção Geral: Ocupação Mercado Sul Vive - MSV, Tempo Eco Arte, Coletivo Ovelha Negra, Coletivo Retratação e Galeria Olhos de Águia
Patrocínio: Alumia Produção
 

Exposição Fotográfica: "Mercado Sul Sempre".Dos Fotógrafos:Ivaldo Cavalcante,Thiago Soares,Webert Da Cruz,Davi Carvalho e Yuri Barbosa.

 Pelo Projeto Artista do Bairro

 
Abertura: Dia 3/09, a 17/09 de Setembro às 20h.
Local: Galeria Olho de Águia (CNF 01, Edifício Praiamar, Loja 12 – Taguatinga Norte)
Horário: De terça a sabado - 18h às 01h / Sábado – 18;30h às 01h
Contato. 99962575 ( Ivaldo Cavalcante)
Entrada francaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área interna
Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Motörhead "Heroes" (David Bowie Cover)

Motörhead to release Under Cöver in September 2017 Covers compilation to include new version of David Bowie’s “Heroes”, (above)
Bruce Springsteen, U2, Patti Smith - Because The Night RNR HOF 2009


Renato Teixeira - Tocando em Frente


 

 

 

GERALDO Magela parabens amigo Ivaldo pela sua luta e honestidade e carater valeu amigo
Contador de Visitas
Hoje: 880
Desde 15/05/2011: 5.401.292
Voc? e a favor que o Jardim Bot?nico de Bras?lia - JBB. cobre da popula??o pra tirar foto?
n
sim