SiteJornalOlhodeAguia
Not?cias
22/06/2019 10:16
Isabel Gouvêa abre a programação de palestras do Diário Contemporâne.Foto_Adelmo Santos
Arte, socioeducação e movimentos criativos serão abordados

 Integrante da comissão de seleção do 10º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, a fotógrafa Isabel Gouvêa aproveita a sua passagem pela capital paraense para realizar a palestra “Lutas criativas no campo da arte: As experiências da Bahia no Prêmio Pierre Verger e no Programa Kabum! de Arte e Tecnologia". O bate-papo com o público será no dia 24 de junho, às 19h, no Museu da UFPA, com entrada franca.

Paralelo ao seu trabalho pessoal de documentação antropológica do homem e da cultura das regiões Norte e Nordeste, com atenção especial para as festas populares, a artista também atua em colaboração com diferentes instituições culturais.

Na palestra, Isabel apresentará duas dessas experiências, o histórico do Prêmio Pierre Verger, criado em 2002 e que passou por mudanças e aperfeiçoamentos sempre como fruto de lutas da comunidade fotográfica local, através do Fórum de Fotografia da Bahia e do Movimento Carta das Laranjeiras. Serão compartilhados os aspectos criativos da luta desta última etapa do movimento.

Além disso, a fotógrafa abordará o Programa Kabum! de Arte e Tecnologia, desenvolvido por 12 anos pela ONG CIPÓ-Comunicação Interativa para a formação de jovens de comunidades populares. Segundo ela, “o programa trabalhou de forma transdisciplinar entre as linguagens de fotografia, vídeo, design e computação gráfica e alcançou resultados significativos na produção artística e em transformações socioeducativas”.

 

ISABEL GOUVÊA

Mestre em Artes Visuais pela UFBA, em 2008 e fotógrafa formada pela ECA/USP, em 1976. Atuou na comissão Prêmio Pierre Verger nos anos de 2006 e 2007 e como curadora da exposição e publicação da 6ª edição do Prêmio em 2017. Em 1980 começou a trabalhar na Fundação Cultural do Estado da Bahia, onde coordenou a pesquisa fotográfica do Projeto História dos Bairros de Salvador. Desenvolve trabalhos em arte e comunicação junto à ONG CIPÓ-Comunicação Interativa, com mostras realizadas em Salvador, São Paulo, Barcelona e Milão. Coordenou a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia de Salvador. Atualmente coordena a implantação do LabCIPÓ, espaço inovador de formação e produção em arte e tecnologia. Integra o Fórum dos Produtores Culturais da Fotografia Baiana e compõe a Diretoria Nacional da Gestão 2017-2019 da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil – RPCFB.

 

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do jornal Diário do Pará com apoio institucional do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus e do Museu da UFPA; colaboração da Sol Informática, parceria da Alubar e patrocínio da Vale.

 

SERVIÇO: Diário Contemporâneo realiza palestra com Isabel Gouvêa. Data: 24 de junho, às 19h. Local: Museu da UFPA. Endereço: Av. Governador José Malcher – esquina com Generalíssimo Deodoro. Entrada franca. Informações: Rua Gaspar Viana, 773 – Reduto. Contatos: (91) 3184-9310; 98367-2468; diariocontemporaneodfotografia@gmail.com e www.diariocontemporaneo.com.br.Nenhuma descrição de foto disponível.

Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrível seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produções audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 688
Desde 15/05/2011: 6.266.860
você é a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim