SiteJornalOlhodeAguia
Noticias
05/04/2019 07:51
“A fotografia é a pintura do século XXI” Por Claudio Edinger.Foto>Foto: Maira Coelho

 “A fotografia é a pintura do século XXI”

Claudio Edinger esteve em Goiânia e realizou uma verdadeira troca de experiência, onde falou sobre sua carreira, seu processo criativo e a forma de se enxergar a fotografia como expressão artística

Workshop com Claudio Edinger na Wa Imagem 

Fotografia autoral, documental, jornalística e fine-art. A incansável busca do eterno no efêmero serviu de pauta para o premiado fotógrafo Claudio Edinger realizar um encontro com profissionais e amantes da fotografia em Goiânia. O evento, realizado nos dias 21 e 22/03/14, marcou o primeiro ciclo de atividades do Projeto F/5, promovido pela WA Imagem. Como uma troca de informações e experiências, a palestra e o workshop tornaram-se uma espécie de intercâmbio entre ideias, ações e aprendizado. 

Edinger começou a dar aulas de fotografia em 1979 na Parson’s School of Designe e mais tarde no International Center of Photography (ICP), ambos em Nova York. Recebeu o Prêmio Leica (duas vezes), Prêmio Hasselblad, Prêmio Higashikawa (Japão), o Prêmio Ernst Haas (EUA), Prêmio JP Morgan, Prêmio Pictures of The Year (EUA), Prêmio Abril, Prêmio Marc Ferrez e, por duas vezes, recebeu o Prêmio Porto Seguro no Brasil.

Suas fotos estão nas coleções do MASP, MIS, MAM, MAC, Pinacoteca, Museu Metropolitano de Curitiba, Metronòn (Barcelona), Higashikawa (Japão), AT&T Photo Collection, Equity International Photo Collection, Brazil Golden Art Fund, Itaú Cultural, Centro Cultural Banco do Brasil e nas maiores coleções particulares de fotografia do Brasil. Além disso, estampou capas dos periódicos O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Time, Newsweek, Life, Rolling Stone.

“Minhas referências são principalmente literárias. Lia muito quando jovem e isso me levou a fotografar. Literatura é feita de imagens e as imagens que criamos ao ler acabaram me forçando a fotografar. É possível amadurecer o olhar o tempo todo. Aprendemos com cada imagem que fazemos ou vemos, com cada viagem, com cada livro que lemos, com cada filme, cada música, a evolução é constante e não tem fim”, ressaltou o artista durante o evento.

Intercâmbio cultural

Com a proposta de discorrer sobre os anos em que trabalha com a fotografia, durante a palestra Claudio Edinger falou sobre o seu processo de criação, a fotografia como arte e sobre as suas experiências, tanto em relação às viagens quanto às 14 publicações que assina. Quem participou do encontro pôde conferir um pouco do trabalho do artista, que interagiu com o público e deu dicas técnicas e teóricas, a exemplo de referências visuais de outros fotógrafos e artistas visuais. Um verdadeiro intercâmbio cultural.

De acordo com a mestre em Comunicação e Cinema, Jô Levy, a maior motivação à participar do workshop foi o seu interesse por fotografia e imagem. Ela ficou sabendo por meio e divulgações virtuais, principalmente nas redes sociais e logo fez a inscrição. “Gostei demais da proposta geral do projeto. Também gostei do espaço da WA, não conhecia. Foi uma experiência muito boa conhecer o Cláudio e conhecer muitos dos colegas presentes, pessoas muito interessantes e com boas experiências para trocar.”

Já o fotógrafo Lourenço Cardoso afirmou que a sua motivação foi a busca por mais conhecimento e experiência na área. Para ele, o resultado foi realmente o esperado. “É evidente que poderíamos ter avançado mais, mas em um único dia, não daria para irmos mais longe do que fomos. Me sinto satisfeito. A troca de experiências, contatos e aptidões foram os grande resultados alcançados.”

Para o outro fotógrafo Delcio Gonçalves, “o workshop do Claudio Edinger foi mais uma sessão mediúnica do que uma aula”. Opinião também partilhada pela goiana Ana Carolina Póvoas, que parabenizou a WA Imagem pela iniciativa, propósito e produção. “Foi muito bom, com participantes incríveis, fazendo jus ao palestrante. Sou grata pela oportunidade! Espero que o espaço continue prosperando nesse caminho de busca de produção de conhecimento da imagem. Fotografia é luz!”

Para Edinger a vinda a Goiânia foi enriquecedora “encontrei tantos talentos com ótimo potencial, é muito importante poder trocar ideias com pessoas de outras partes do país que estão produzindo fotos e livros.”

WA IMAGEM

Em 22 anos trabalhando com fotografia, design e criação, a WA Imagem tornou-se referência em qualidade. Sempre acompanhando a evolução digital, a WA inova oferecendo os melhores profissionais, equipamentos e processos para garantir um resultado diferenciado em técnica, originalidade e bom gosto.

Ampliando sua gama de serviços, a WA Imagem implementa o primeiro bureau de impressão FineArt em grandes formatos de Goiânia, abrindo para fotógrafos e artistas a possibilidade de  ampliar imagens com definição, gama tonal e durabilidade excepcionais.

Hoje, com o objetivo de se tornar um centro de estudos, pesquisa e desenvolvimento da fotografia no Centro Oeste, a WA investe também no segmento cultural, promovendo eventos, cursos, workshops, encontros etc, fomentando o debate e a prática da fotografia em Goiás.

A primeira edição do Projeto F/5 conta com a vinda de cinco grandes fotógrafos de diversas partes do país
 para ministrarem workshops: Claudio Edinger, Evandro Teixeira, Valdemir Cunha, João Ripper e Lucille Kanzawa. Os workshops acontecem entre março e junho de 2014 e irão abordar temas relacionados à fotografia contemporânea, promovendo a troca de experiências e contribuindo na orientação, atualização, formação profissional e artística dos participantes.
 

 

(Texto Clenon Ferrreira)
Participantes do workshop com Claudio Edinger, na Wa Imagem
Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrível seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produções audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 2.729
Desde 15/05/2011: 5.860.945
você é a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim