SiteJornalOlhodeAguia
Noticias
18/03/2019 08:46
"O assassinato é a forma definitiva de censura".Chris Hondros (1970 - 2011)
A última coluna do CPJ homenageia jornalistas mortos na linha do dever

 

DE MAHITA GAJANAN  
13 DE MARÇO DE 2019

Os nomes dos mortos gotejam lentamente no início - Marie Colvin , Samir Kassir e James Foley - antes que mais de 1.300 pessoas se juntassem para formar um contorno preto e grosso de uma caixa. A imagem, um novo logotipo, é o ponto de partida da Última Coluna , um novo projeto do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) que visa homenagear os muitos jornalistas que foram mortos no cumprimento do dever.

O projeto, que inclui um livro e uma curta série de documentários, busca imortalizar o trabalho de repórteres de todo o mundo que morreram. A última coluna entrelaça os trabalhos finais de repórteres, incluindo Marie Colvin, cuja cobertura de guerra para o The Sunday Times cimentou-la como uma lenda entre os correspondentes estrangeiros, eo Washington Post ‘s Jamal Khashoggi, que foi assassinado no ano passado no consulado saudita na Turquia em um evento que provocou alarme e controvérsia internacional. Khashoggi foi homenageado, juntamente com vários outros jornalistas cujas vidas foram ameaçadas, como The Guardians na edição 2018 Person of the Year da TIME.

 
 
VOCÊ PODE GOSTAR
 
BONYA AHMED, ESCRITOR E BLOGUEIRO, NO ÚLTIMO PROJETO DA COLUNA DO CPJ
A ÚLTIMA COLUNA DO CPJ HOMENAGEIA JORNALISTAS MORTOS NA LINHA DO DEVER

Embora muitos dos jornalistas apresentados na The Last Column fossem bem conhecidos, outros eram repórteres locais mortos enquanto descobriam verdades importantes sobre suas próprias comunidades, disse Joel Simon, diretor executivo do CPJ, à TIME. Todo o seu trabalho reunido em uma única coleção destaca o quanto os repórteres dedicados irão para o esforço de fornecer informações.

“Quando você coloca tudo junto em um só lugar, percebe que é isso que o jornalismo é”, diz Simon. “Não são apenas grandes nomes tentando alcançar um público global. São pessoas tentando informar suas comunidades, onde essa atividade é inerentemente perigosa ”.

Um dos documentários curtos que o acompanha apresenta Cat Colvin, irmã de Marie Colvin, que conta que sempre considerou o famoso repórter como invencível.

"Ela nunca quis outra carreira", diz Cat Colvin sobre sua irmã. “Ela realmente viveu para tentar trazer mais realidade ao que estava vendo ao seu redor para tentar expressá-lo. De certa forma, ela morreu fazendo o que amava. O horror disso é que não foi acidental. Ela sabia que estava entrando em perigo. Ela não sabia que estava sendo alvo.

 
O player de vídeo está carregando.
Hora Atual 0:30
/
Duração 0:30
Carregado: 0%
 
Progresso: 0%
 
 
 
VOCÊ PODE GOSTAR
CAT COLVIN, IRMÃ DO JORNALISTA ASSASSINADO, NO ÚLTIMO PROJETO DA CPJ
×

Bonya Ahmed, que também aparece na série, foi atacada junto com seu marido, Avijit Roy, por extremistas islâmicos, enquanto em Bangladesh, em 2015. Roy, um escritor e defensor da liberdade de expressão em Bangladesh, foi alvejado e morto pelo assunto em Dois de seus livros, O Vírus da Fé e Homossexualidade: Uma Investigação Científica e Socio-Psicológica , diz Ahmed. Roy, um escritor apaixonado, estava entusiasmado com questões de fundamentalismo, sejam elas religiosas ou nacionalistas.

"Ele realmente achava que era muito importante falar sobre isso e criar consciência através da escrita", diz Ahmed.

Cerca de um terço dos jornalistas que foram mortos anteriormente receberam ameaças a suas vidas, segundo Simon. "O assassinato é a forma final de censura", diz ele. "A única maneira de reverter o ciclo de impunidade e impedir o assassinato é levar os perpetradores à justiça."

Escreva para Mahita Gajanan em mahita.gajanan@time.com .

Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Motörhead "Heroes" (David Bowie Cover)

Motörhead to release Under Cöver in September 2017 Covers compilation to include new version of David Bowie’s “Heroes”, (above)
Bruce Springsteen, U2, Patti Smith - Because The Night RNR HOF 2009


Renato Teixeira - Tocando em Frente


 

 

 

GERALDO Magela parabens amigo Ivaldo pela sua luta e honestidade e carater valeu amigo
Contador de Visitas
Hoje: 514
Desde 15/05/2011: 5.334.416
Voc? e a favor que o Jardim Bot?nico de Bras?lia - JBB. cobre da popula??o pra tirar foto?
n
sim