SiteJornalOlhodeAguia
Not?cias
04/12/2018 09:40
Lanamento de livro e visita guiada exposio Cndido de Faria Um Brasileiro no CCBB
# A obra Cndido de Faria um ilustrador sergipano das artes aplicadas, da prpria curadora Germana Arajo, ser lanado em tarde de autgrafos # Sbado, 1 de dezembro, s 16h. Entrada franca.

 Está em cartaz até 30 de dezembro, no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, a exposição Cândido de Faria – Um Brasileiro em Paris,  uma coletânea de 18 cartazes produzidos pelo artista para a companhia Cinematográfica Phaté, maior produtora de cinema da época. Com curadoria de Germana Araújo, a exposição faz um resgate cronológico de obras em litografia, entre 1902 e 1911. A mostra faz parte da programação do 10º Lobo Fest - Festival Internacional de Filmes.

Além da exposição, o CCBB Brasília recebe neste sábado, 1º de dezembro, às 16h, lançamento do livro Cândido de Faria um ilustrador sergipano  das artes aplicadas, da própria curadora Germana Araújo, o primeiro apanhado de obras do artista durante diferentes períodos da sua vida resgatados pela autora. Germana é professora doutora do Departamento de Artes e Design da Universidade de Sergipe e já apresentou o livro bilingüe também na Fundação Pathé em Paris, em março de 2018.

Ela também realiza visita guiada à mostra para o público, que terá a oportunidade de se aprofundar na vida e obra desse artista brasileiro que ficou conhecido por sua obra na França.

 

Sobre Candido de Faria

Cândido Aragozes de Faria foi um ilustrador e publicitário, tido hoje como um dos maiores caricaturistas e ilustradores do Brasil e um dos maiores do seu tempo, produzindo centenas de peças de humor e publicidade por 45 anos. Como cartazista e ilustrador, Faria contribuiu para dar um rosto característico ao vibrante período entre o final do século XIX e início do século XX, chamado de Belle Époque, francesa e à boemia parisiense, povoada de artistas e intelectuais, em um momento em que Paris se tornava o mais dinâmico e progressista centro cultural do Ocidente.

Faria nasceu em Laranjeiras, Sergipe, em 1849 e estudou na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro. Sagaz e exímio caricaturista, Faria retratou em seu traço as articulações políticas e caracterizações da sociedade ao seu tempo. Trabalhou também em praças como Porto Alegre e Buenos Aires, na Argentina.

Foi em Paris, para onde se mudou em 1882, que Cândido de Farias passa a atuar como artista de comunicação e entretenimento, em criações para casas de shows e música. Em 1902, dá início à parceria com a produtora de cinema Pathé, com grande volume de produção, cerca de 9 mil cartazes impressos em litografia a cada três meses. A parceria perdura e Faria dedica-se exclusivamente a essa produção até o seu falecimento, em 1911.

Entre as obras da exposição, cartaz para o filme “As vítimas do alcoolismo” (Les Victimes de l’Alcoolisme), de 1902, uma ilustração e composição de Cândido de Faria para o cartaz do filme “Vida e Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo” (“Vie et passion de Notre Seigneur Jésus-Christ”), um dos filmes de maior público da época, e ilustração para o cartaz do filme “Sous La Terreur”, uma de suas últimas obras.

 

Sobre o Lobo Fest

O Lobo Fest - Festival Internacional de Filmes chega a sua décima edição, de 27 de novembro a 04 de dezembro, consolidado como um festival cujo principal desafio é apresentar ao público um abrangente panorama global do CINEMA DO PRESENTE. O foco é na pluralidade audiovisual, desde filmes curtos até curtíssimos, atendendo à produção independente, às novas experimentações audiovisuais e abrindo janelas para cinematografias, fora do circuito comercial. Um festival potencializador de novas linguagens. O Lobo Fest beneficiará, além do Plano Piloto, cinco regiões administrativas do DF com mostras itinerantes e em estações do metrô, atividades formativas, apresentações musicais, literatura, ambiente de mercado e sessões especiais com ampla acessibilidade. Tudo de forma sustentável. Consulte a programação no site www.lobofest.com.br

 

 

 

 

Serviço:

"Cândido de Faria - Um Brasileiro em Paris" 

Lançamento de livro e visita guiada à exposição Cândido de Faria – Um Brasileiro no CCBB

Sábado, 1º de dezembro, às 16h

Visita guiada na Galeria II

Lançamento do livro no espaço Mão Brasileira

Visitação de Exposição

Galeria II do CCBB (Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Lote 22)De 07 de novembro a 30 de dezembroConfira a programação e a classificação no site: bb.com.br/culturaEntrada franca

Livre para todos os púbicos

Evite filas! Baixe do App da Eventim para Android ou IOS na App Store ou Google Play e adquira seu ingresso pelo celular

Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF  Tel.: 61 3108-7600

E-mail: ccbbdf@bb.com.br   Site: bb.com.br/cultura

Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia e twitter.com/CCBB_DF

 

 Informações para imprensa

Assessoria de Imprensa Tato Comunicação

(61) 3263.8916 / 3263.5597

Daniel Fernandes (61) 9.8350-2500

Assessoria de imprensa do CCBB:  Michele Lira Rodrigues. E-mail: michele-lira@bb.com.br. Telefone (61) 3108-7609/7630

 
3 anexos
 
 
 
 
 
 
 
Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Motrhead "Heroes" (David Bowie Cover)

Motrhead to release Under Cver in September 2017 Covers compilation to include new version of David Bowies Heroes, (above)
Bruce Springsteen, U2, Patti Smith - Because The Night RNR HOF 2009


Renato Teixeira - Tocando em Frente


 

 

 

GERALDO Magela parabens amigo Ivaldo pela sua luta e honestidade e carater valeu amigo
Contador de Visitas
Hoje: 384
Desde 15/05/2011: 5.004.429
Voc? e a favor que o Jardim Bot?nico de Bras?lia - JBB. cobre da popula??o pra tirar foto?
n
sim