SiteJornalOlhodeAguia
Not?cias
19/09/2016 08:56
CasoAcaso - Exposio de Julia Repa aos olhos do curador Loureno de BemLocal: The Gallery, ala nova, piso 1, Shopping Deck Norte.
CasoAcaso - Exposio de Julia Repa aos olhos do curador Loureno de Bem September 17, 2016 | Texto e Fotos: Renata Coli Entrevista com Loureno de Bem

 

 

 

Em entrevista com Lourenço de Bem, curador da exposição CasoAcaso, que acontece no The Gallery, no Shopping Deck Norte, entre os dias 23 de setembro e 8 de outubro, o artista descreve o trabalho de Julia Repa como sendo o resultado da entrega plena da artista que se utilizou de uma intensa pesquisa de materiais aplicados em desenhos tecnicamente primorosos.

 

Conforme relembra Lourenço, “Julia Repa está no atelier faz uns três 3 anos e, quando chegou aqui, ela mostrou os trabalhos que já fazia. Logo de cara, percebi que ela já desenhava muito bem. Aqui no Atelier, Julia fez um curso de desenho e anatomia, e posso dizer que se aprimorou ainda mais no desenho. Logo depois, iniciou uma pesquisa em cima de mancha que evoluiu para uma variedade infinita de materiais alternativos”.

 

 

O curador se refere ao tachismo para explicar a técnica utilizada por Julia Repa em seu trabalho. Desenvolvido na França entre os anos 40 e 50, o tachismo – derivado do francês tache, que significa mancha - é um estilo de pintura abstracionista informal, caracterizado por pinceladas espontâneas e vigorosas, pingos e escorridos que criam, algumas vezes, desenhos ou formatos que remetem à caligrafia. Dentre as grandes referências artísticas do tachismo, podemos citar Pierre Alechinsky, Karel Appel, Dieter Borst, Georges Mathieu, Henri Michaux, Serge Poliakoff, Jacson Pollock, Emil Schumacher, Michel Tapié e Bram van Velde.

 

Segundo Lourenço de Bem, “algumas pessoas, às vezes, avaliam este tipo de trabalho com manchas achando-o monótono. Mas neste caso, você vê que o trabalho da Julia é muito rico porque ela procurou inovar dentro deste contexto. A gente chama de fatura a maneira como o artista coloca a tinta na tela. E ela conseguiu vários tipos de fatura usando essencialmente a mancha e, praticamente, eliminando as cores”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O trabalho de Repa nesta exposição tem uma diversidade de maneiras, e essa diversidade marca um trabalho maduro, que não se faz em um mês. Julia se dedicou a isso por pelo menos dois anos, conta Lourenço de Bem.

 

“A pesquisa de material é incrível porque ela põe nestes trabalhos um conhecimento técnico muito grande. Usou desde asfalto frio aos mais diversos pigmentos (em pó, líquidos, etc.), acrílica, vinil, misturou tinta à base de água com vernizes, e outros diversos materiais que eu poderia ficar citando aqui por uma hora".

 

Enfim, completa Lourenço de Bem,"principalmente, vale dizer, a artista trabalhou, nestes últimos anos com muita garra. É como as pessoas que a viram trabalhar aqui no Atelier costumam brincar, ‘ela trabalhou até os últimos minutos do segundo tempo’, com uma dedicação gigante, muita paixão e com amor – o que leva um artista ir muito além do normal, muito além do que uma pessoa normal faria”.

 

 

Serviço:

CasoAcaso - Exposição de pinturas

Artista: Julia Repa

Curador: Lourenço de Bem

Local: The Gallery, ala nova, piso 1, Shopping Deck Norte.

Vernissage: dia 23 de setembro, às 19h.

Visitação: de 24/9 a 8/10, das 13h às 19h.

Entrada livre.

Classificação etária livre.

Informações e confirmação de presença no vernissage: alb.arteproducao@gmail.com
Organização/Comunicação: Renata Coli (61) 99161-8838 (whats)

Montagem: Nando Negreiros

Agradecimentos: Servus - Restaurante de Cozinha Austríaca e Alemã; Associação dos Amigos da Áustria

Apoio:

 

 

 

Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Motrhead "Heroes" (David Bowie Cover)

Motrhead to release Under Cver in September 2017 Covers compilation to include new version of David Bowies Heroes, (above)
Bruce Springsteen, U2, Patti Smith - Because The Night RNR HOF 2009


Renato Teixeira - Tocando em Frente


 

 

 

GERALDO Magela parabens amigo Ivaldo pela sua luta e honestidade e carater valeu amigo
Contador de Visitas
Hoje: 161
Desde 15/05/2011: 5.444.973
Voc? e a favor que o Jardim Bot?nico de Bras?lia - JBB. cobre da popula??o pra tirar foto?
n
sim