SiteJornalOlhodeAguia
Noticias
19/09/2016 08:41
CasoAcaso - Exposio de pinturas de Julia Repa.de abertura no dia 23 de setembro, s 19h, no The Gallery, shopping Deck Norte.

 Fonte:http://lourencodebem.wixsite.com/

 

 

CasoAcaso é o título da exposição de pintura em telas da artista plástica austríaca Julia Repa, que recebe curadoria de Lourenço de Bem.

 

Julia, que também é musicista, mudou-se para o Brasil em 1991, em função de sua carreira de violonista. Mas, enveredou-se para o campo das artes plásticas a partir de 2003, com estudos de pintura e desenho, em Goiânia. Retomando, a partir de então, sua aptidão por pinturas já despontada na fase juvenil, ainda em seu país natal, onde iniciou os primeiros estudos de aquarela.

 

Em 2006 mudou-se para Brasília e a partir de 2012 intensificou as atividades artísticas dedicando parte significativa de seu tempo às pinturas que, já desde sua fase incipiente, revelaram-se de uma personalidade acentuada.

 

Estudante de Artes Plásticas na Universidade de Brasília e aluna no Atelier Lourenço de Bem, a artista vem experimentando as mais diversas técnicas e estilos de pintura nos últimos 3 anos. No entanto, CasoAcaso revela o relacionamento da artista com seu trabalho atual.

 

Tecnicamente, na medida em que a artista maneja a tela, a aplicação da tinta aguada é guiada para criar desenhos. “Diria que é a impressão da casualidade, porque movimento a tela para resultar em desenhos e manchas”, comenta Julia Repa.

 

O curador, Lourenço de Bem, se refere ao Tachismo para explicar a técnica utilizada por Julia Repa em seu trabalho. Desenvolvido na França entre os anos 40 e 50, o tachismo – derivado do francês tache, que significa mancha - é um estilo de pintura abstracionista informal, caracterizado por pinceladas espontâneas e vigorosas, pingos e escorridos que criam, algumas vezes, desenhos ou formatos que remetem à caligrafia. Dentre as grandes referências artísticas do tachismo, podemos citar Pierre Alechinsky, Karel Appel, Dieter Borst, Georges Mathieu, Henri Michaux, Serge Poliakoff, Jackson Pollock, Emil Schumacher, Michel Tapié e Bram van Velde.

 

Segundo Lourenço de Bem, “você vê que o trabalho da Julia é muito rico porque ela procurou inovar dentro deste contexto. A gente chama de fatura a maneira como o artista coloca a tinta na tela. E ela conseguiu vários tipos de fatura usando essencialmente a mancha e, praticamente, eliminando as cores”.

 

 

Sob a percepção da artista plástica Sheila Tapajós, “A pintura de Julia Repa foi elaborada no estudo da arte tradicional, o que se observa em suas obras. Repa expressa, em seus abstratos, a presença de figuras de um rigoroso desenho. Pinceladas vigorosas, cores monocromáticas, com leves nuances, são as características dessa artista enigmática. Julia Repa viaja neste mundo misterioso com muita personalidade e originalidade”.


Venha conferir a arte de Julia Repa na noite de abertura no dia 23 de setembro, às 19h, no The Gallery, shopping Deck Norte.

 

Basta confirmar sua presença pelo (61) 99161-8838 (whats) ou enviar o nome completo via e-mail: alb.arteproducao@gmail.com.
 

 

 

Serviço:

CasoAcaso - Exposição de pinturas

Artista: Julia Repa

Curador: Lourenço de Bem

Local: The Gallery, ala nova, piso 1, Shopping Deck Norte.

Vernissage: dia 23 de setembro, às 19h.

Visitação: de 24/9 a 8/10, das 13h às 19h.

Entrada livre.

Classificação etária livre.

Informações e confirmação de presença no vernissage: alb.arteproducao@gmail.com
Organização/Comunicação: Renata Coli (61) 99161-8838 (whats)

Montagem: Nando Negreiros

Apoio: Shopping Deck Norte e Embaixada da Áustria

Agradecimentos: Servus - Restaurante de Cozinha Austríaca e Alemã; Associação dos Amigos da Áustria

Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrvel seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produes audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 6.826
Desde 15/05/2011: 5.882.536
voc a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim