SiteJornalOlhodeAguia
Not?cias
11/08/2016 12:35
FotoRio 2016 - Monumento à primeira foto feita na América do Sul
A Sra. Anne Hidalgo, Prefeita da Cidade de Paris, e o Sr. Eduardo Paes, Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, convidam para a inauguração do Monumento à primeira fotografia feita na América do Sul pelo francês Louis Comte no dia 17 de janeiro de 1840

 Prezadas e prezados colegas,

 

marcamos  a criação do FotoRio, em 2003, com  a produção de um daguerreótipo da fachada do Paço Imperial, feito pelo Francisco da Costa, como forma de dar visibilidade ao pioneirismo da fotografia no Brasil - o francês Louis Comte tinha feito o mesmo em 17 de janeiro de 1840 - e à importância do seu protagonismo na cultura brasileira desde então. 

 

Em 2011, apresentamos à Prefeitura o projeto de um monumento que materializasse essa protagonismo. A coisa rolou, rolou, a agora vai rolar de fato: o monumento (um projeto de Jair de Souza e Ado Azevedo), oferecido pela cidade de Paris ao Rio, será inaugurado no próximo dia 12, às 11h, pelos prefeitos das duas cidades.

 

Gostaria de lembrar que a Praça XV de Novembro é, historicamente, o espaço maior de construção da nossa nacionalidade,  o que dá ainda mais significado a esse monumento já que, ao celebrar a realização da primeira foto na América do Sul,  simbolicamente  também destaca a importância da fotografia na construção da nossa identidade. Ainda mais nos tempos de hoje, que todos produzem imagem o tempo todo. 

 

 

Em nome do FotoRio, convidamos  quem estiver pelo Rio a aparecer por lá, com câmera e tudo.

 

Um abraço,

 

Milton Guran

FotoRio • Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro

 

o que é o fotorio?

FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, que passou a ser anual em 2014, chega agora à sua nona edição reforçando seu objetivo maior: o de valorizar a fotografia como bem cultural, dando visibilidade aos grandes acervos e coleções públicas e privadas, assim como  à produção fotográfica contemporânea brasileira e estrangeira. Isso, por intermédio de exposições, projeções e intervenções urbanas, cursos, seminários, oficinas, mesas-redondas, palestras e conferências, que visam  destacar, através de um evento de porte internacional, a importância da fotografia na comunicação e na vida social contemporânea.

O FotoRio é um movimento de fotógrafos que atua como agente aglutinador, estimulando a exposição e discussão de trabalhos históricos e contemporâneos da fotografia brasileira e internacional. Coloca-se como um espaço de promoção de cultura visual que contribui para resgatar e consolidar o papel da cidade do Rio de Janeiro como uma referência maior da fotografia no continente.

Milton Guran,
Coordenador Geral

Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrível seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produções audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 169
Desde 15/05/2011: 5.720.251
você é a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim