SiteJornalOlhodeAguia
Noticias
02/12/2015 09:04
? HOJE!!Forma??o em Pedagogia Gri? une educa??o e tradi??o oral.Local: Espa?o Imagin?rio Cultural (QS 103, Conjunt 05, Lote 05, Samambaia Sul)

-- Formação em Pedagogia Griô une educação e tradição oral

Curso direcionado a educadores propõe integrar o ensino formal com a tradição oral. Esse será o terceiro encontro em Brasília


O grupo Casa Moringa organiza em Brasília mais um módulo da Formação em Pedagogia Griô, proposta de educação que busca integrar o ensino formal e a tradição oral. Será entre os dias 2 e 5 de dezembro, no Espaço Imaginário Cultural, em Samambaia, com o tema “O que é um Griô?”. Ofertado por módulos independentes, o curso segue em continuidade a outros dois módulos, realizados em Brasília nos meses de maio e agosto por Marcio Caires e Lillian Pacheco, do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, de Lençóis. 

A formação é direcionada a professores, educadores e articuladores populares, sociais e ambientais. Este módulo do curso será ofertado na quarta e quinta, das 19h às 22h30h, no Espaço Imaginário Cultural; na sexta, em escola pública no período da manhã e tarde; e, no sábado, pela manhã, o encerramento será no Sítio Geranium, também em Samambaia. Todos os espaços são locais que já buscam trabalhar a educação além do formato convencional. 

A Pedagogia Griô tem como proposta integrar o ensino formal e a tradição oral. Em Brasília, o curso é organizado pelo grupo cultural Casa Moringa, de Taguatinga, que realiza há anos vivências e oficinas referenciadas na educação popular e também nas metodologias da pedagogia griô, baseadas na vivência com mestres de tradição oral. 

Informações: www.casamoriga.com.br
Inscrições: lumeireles@casamoringa.com.br 


A PEDAGOGIA GRIÔ

A Pedagogia Griô foi criada por Líllian Pacheco em 2001, a partir de sua experiência como educadora, escritora, idealizadora e coordenadora pedagógica do projeto Grãos de Luz e Griô, em parceria com Márcio Caires, educador e griô iniciado pela tradição griô do Mali e do Brasil. Propõe a vivência e o diálogo entre a tradição oral e educação formal, entre e entre todas as idades e raízes étnico-raciais. Coloca a identidade e ancestralidade no centro da roda e a cultura como estruturante para a educação.

Entre os referenciais teóricos e metodológicos estão a educação biocêntrica, de Ruth Cavalcante e Rolando Toro; a educação dialógica, de Paulo Freire; a educação para as relações étnico-raciais positivas, de Vanda Machado; a arte educação comunitária, de Carlos Petrovich; a educação que marca o corpo, de Fátima Freire; a produção partilhada do conhecimento, de Sergio Bairon; e a pedagogia de todas as expressões culturais de tradição oral, principalmente de raízes afro-indígenas. Sobre o Grão de Luz >> www.acaogrio.org.br.

FACILITADORES
Líllian Pacheco – Educadora, escritora e criadora da Pedagogia Griô; Idealizadora e coordenadora dos projetos Grãos de Luz e Griô, Ação Griô Nacional, Trilha Griô, Curso de Pós Graduação na Pedagogia Griô – USP, Universidade Griô, Prêmio Griô na Escola, na Internet e na TV; autora de diversos livros e artigos sobre a Pedagogia Griô.

Márcio Caires – Educador, pós graduado em antropologia, co-criado da Pedagogia Griô, Griô iniciado nas tradição griô no oeste da África, e nas tradições orais de raízes afro-indígenas do Brasil; Coordenador dos projetos Grãos de Luz e Griô, Ação Griô Nacional, Trilha Griô e Universidade Griô.

FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA GRIÔ – MÓDULO “O QUE É GRIÔ?”
Dias e Horários02 e 03/12 - 19h às 22h30
04/12 - 9h às 11h e 13h às 17h
05/12 - 9h às 12h
Local: Espaço Imaginário Cultural (QS 103, Conjunt 05, Lote 05, Samambaia Sul)
Inscrições: lumeireles@casamoringa.com.br
Telefone: 61 8110.7383 / 3551.8115
Informações: www.casamoringa.com.br 
Evento: www.facebook.com/events/1542168916098831
Exibindo pedagogiagriobrasilia_foto-keyane-dias.JPG

Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrível seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produções audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 416
Desde 15/05/2011: 5.764.815
você é a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim