SiteJornalOlhodeAguia
Noticias
19/11/2015 09:13
Fest Foto Amaz?nia.de 26 a 29 de novembro de 2015.cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima

-- 

FEST FOTO AMAZÔNIA


O I Fest Foto Amazônia tem sua primeira edição de 26 a 29 de novembro de  2015 na cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima. O Festival  recebe trabalhos de 20 fotógrafos expondo obras de forma convencional, digital e projetável.  São 540 fotos para apreciação e discussão além de uma exposição de máquinas fotográficas que vão integrar o evento e ocupar os espaços da capital de Roraima. Paralelamente haverá uma mostra de cinema relativa à fotografia que ocorrerá no Sesc Mecejana.

 A Amazônia Brasileira engloba nove estados da região:  Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e parte do estado do Maranhão.   A fotografia tem papel importante desde seus primórdios na Amazônia com expedições exploratórias e de conquistas de território  que visitaram e registraram o novo mundo.

 Nos primeiros registros do século XIX,  em 1865, o americano,   Walter Hunnewel, mostrava para o mundo  sequências de fotografias de pessoas em Manaus, enquanto no mesmo ano o alemão Albert Frisch, contratado pela  Casa de Fotografia Brasileira, chamada  Leuzinger , fotografava o interior da Amazônia e uma de suas fotos foi premiada na Exposição Universal realizada na França em 1867. Esta fotografia tem uma cópia digitalizada com o pesquisador Professor Maurício Zouein, sendo que a original pertence à Biblioteca Nacional e será tema de Mesa Redonda durante o I Fest Foto Amazônia.

O ser humano e a  sua capacidade de adaptação aos rincões deste mundo verde, a  fauna, a flora, as cidades e os ciclos das crescentes cidades no meio da floresta estarão em evidência durante o evento na programação que conta com exposições digitais, palestras, oficinas e leituras de portfólio. Além disso, o público poderá participar de palestras gratuitas com a presença de profissionais como: Alberto Cesar (AM), Rodrigo Queiroz (RR),  Alexandre Sequeira (PA);   Maurício Zouein (UFRR), Moacir Barros (UFMT), Paulo Whitaker (SP- Reuters),  João Roberto Ripper (RJ),  Linoberg Almeida (UFRR);   Álvaro Severo (PE),  Egberto Nogueira (SP– IMÃ Galeria); Sussumo Shirata (SP), Mike Bueno (MT). 

O Festival pretende explorar e promover o debate sobre a fotografia na Amazônia, novas tecnologias, a presença crescente da fotografia contemporânea, sua popularização e a missão que ela desempenha no mundo de hoje, seja como arte,  mensagem icônica,  jornalística e discutir as interferências da fotografia nas relações de poder, na dinânica social e os seus diversos impactos no mundo contemporâneo ao longo da história.

LOCAIS E DATAS

Festival:  26 a 29 de novembro de 2015
Exposição: 26 de novembro a 11 de dezembro de 2015
Locais:    Palácio da Cultura Nêne Macaggi | Centro Multicultural – Orla Taumanan  | Sesc Mecejana – Galeria Francro Melchiori | Patio Roraima Shopping | União Operária  | Praça Fábio Paracat  |Roraima Garden Shopping |  livraria Saber  |

 

programação do I Fest Foto Amazônia. O número de inscrições/dia tem aumentado a cada dia então sugiro que não deixem para fazer as inscrições nas oficinas na última hora porque não haverá espaço pra incluir mais lugares.

Aproveito pra convidá-los para o concurso instagram e terem o prazer de fazer parte de nossas exposições:
 
 
 

-- 

Marcelo Seixas
"8.000.000 Visualizações" - www.marceloseixas.com.br
"Seja sócio" - www.fotocluberoraima.com.br
Acesse:http://www.festfotoamazonia.com.br/
Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrível seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produções audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 146
Desde 15/05/2011: 5.711.000
você é a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim