SiteJornalOlhodeAguia
Not?cias
19/07/2015 11:46
Abertura da Exposi??o "Ensaios sobre o Tempo" de Arthur Monteiro, Henry Mac?rio e Isabela Lyrio retrata o tempo, a cidade e seus habitantes.
Mostra come?a dia 22, na Galeria Olho de ?guia em Taguatinga, e fica em cartaz at? dia 10 de agosto

-- Depois de passar pelo Plano Piloto, inicia a itinerância da exposição Ensaios sobre o Tempo, que retrata as ruínas da jovem capital brasiliense, sua história e os contrastes entre utopia e realidade. A jornada começa em Taguatinga, na Galeria Olho de Águia. 

 

Os fotógrafos do Coletivo Punctum Arthur Monteiro, Henry Macário e Isabela Lyrio registraram a realidade de pioneiros da construção de Brasília, a abandonada piscina de ondas do Parque da Cidade e a deterioração da W3 Sul. O resultado é um trabalho recheado de memórias e interferências provocadas pelos próprios moradores das cidades. 

 

O projeto usa a fotografia como ferramenta e como o próprio objeto a ser fotografado. Tudo começou com cada um dos fotógrafos documentando um tema de sua escolha: Arthur teve como foco os pioneiros; Henry, a piscina de ondas; e Isabela, a W3 sul. Dezoito dessas fotografias foram ampliadas em grande formato e coladas em locais públicos, em várias cidades do DF, em agosto de 2014. Durante os nove meses seguintes, os artistas fotografaram o desgaste das imagens nas ruas e registraram a receptividade às imagens e sua deterioração com o tempo.

 

 Subjetivamente, exploraram as sutilezas de seus temas, com poesia, beleza e realidade, einvestigaram o processo de transformação da cidade graças à intervenção de seus moradores. “Brasília é uma cidade nova, mas tem suas (muitas) ruínas. Essas paradoxais ruínas precoces levam a pensar na história da capital e nos contrastes entre utopia e realidade. Mas instigam, também, reflexões que vão além do concreto. Uma delas é a formação das memórias afetivas e seu papel na construção das nossas visões – sempre plurais – da realidade”, afirmou Usha Velasco, curadora da exposição.  

 

Depois de Taguatinga, a exposição segue para outras quatro regiões administrativas (Planaltina, Vila Telebrasília, Núcleo Bandeirante e Candangolândia). Na página do projeto pode-se acompanhar a agenda de atividades.

 

O projeto tem recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e foi concebido pelo Coletivo Punctum, formado em 2007. O livro resultante do projeto estará à venda no local da exposição.

 

 

Serviço:

Ensaios sobre o Tempo

Data: 22 de julho a 10 de agosto 

Local: Galeria Olho de Águia - Cnf 01 Ed. Praiamar - Bloco D loja 12 - Taguatinga Norte

Horário de funcionamento: Terça a sabado, das 14h às 00h

 

 

Mais informações:

Isabela Lyrio (9127-2525)

Facebook: https://www.facebook.com/ensaiossobreotempo

Blog: http://ensaiossobreotempo.tumblr.comhttps://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xat1/v/t1.0-9/https://scontent-gru1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xtp1/v/t1.0-9/https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xtp1/v/t1.0-9/https://scontent-gru1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/

Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrível seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produções audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 1.772
Desde 15/05/2011: 5.723.856
você é a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim