SiteJornalOlhodeAguia
Not?cias
09/02/2015 12:33
Novo https://alemdasparedes.wordpress.com/ por Keyane Dias.

 Desaversadora

*  *  *

Memórias

Nasci em Taguatinga (DF), no Cerrado, e trago no meu ser heranças do Nordeste, de quem sou filha e neta. Na educação formal, estudei Comunicação Social – Jornalismo, me especializando em comunicação para a cultura. Foi por essa época que criei o Além das Paredes, em um outro formato que ficou pra trás. Em 2013, comecei a intensificar caminhos que fossem além da comunicação. Foi quando fiz o curso Educação Gaia – Design para a Sustentabilidade e conheci a Permacultura. Com o despertar espiritual, em especial no contato com o Daime, comecei a estudar a medicina natural e a buscar vivências relacionadas à tradição, educação e cultura popular. Essas novas descobertas culminaram com as vivências no Mercado Sul, um território histórico de encontros, memória, autonomia e aprendizados, em Taguatinga. A partir daí, me integrei a ações culturais e educativas, como o Coletivo Eu Livre e o Espaço Cultural Mercado Sul. Em 2012, descobri a Capoeira Angola como prática corporal e filosofia. Com esses chamados, sigo pelas veredas dos saberes de tradição oral e da minha ancestralidade, que passa pelo sertão nordestino e pelo Cerrado. Mais além… não cabe aq

Doc “Qual o seu lugar no mundo?”

O fotojornalista Ivaldo Cavalcante acaba de lançar mais um de seus gritos audivisuais. O curta “Qual o seu lugar no mundo” continua a trajetória de Ivaldo pelas ruas do DF, registrando Fábios e tant@s outros jovens entregues ao vício do crack. Um doc-denúncia com direção e captação de Ivaldo Cavalcante; montagem, finalização e direção de arte de Carina Aguiar; e trilha sonora de Dillo Daraujo.

Trailer documental pela liberdade da saúde feminina

.
Cada vez mais, mulheres pelo mundo se unem e se voltam aos saberes ancestrais que envolvem a saúde da mulher: a ginecologia natural e autônoma. Na contramão e na luta contra a opressão que sofremos por anos, nos unimos para pesquisar, praticar e compartilhar os saberes que sempre foram nossos, de nossas madres, avós, irmãs, tias, amigas, antepassadas. Os séculos de sociedade patriarcal tentaram nos conter, nos impondo uma medicina antinatural e machista, mas jamais apagarão a memória daquelas que persistem em ser o que são.

No Chile, esse movimento é forte. Muitas iniciativas são realizadas e difundidas de hermanas para hermanas. A mais nova é esse trailer documental abaixo, produzido pelo Movimiento Insurrecto por la Autonomía de Una Misma (MIAU).


Sobre esse tema, veja também:

* Prosas Paridas
Matricaria
Ginecologia Natural

Alberto Caeiro sobre a pressa

Não tenho pressa. Pressa de quê?
Não têm pressa o sol e a lua: estão certos.
Ter pressa é crer que a gente passe adiante das pernas,
Ou que, dando um pulo, salte por cima da sombra
Não; não tenho pressa.
Se estendo o braço, chego exatamente aonde o meu braço chega -
Nem um centímetro mais longe.
Toco só aonde toco, não aonde penso.
Só me posso sentar aonde estou.
E isto faz rir como todas as verdades absolutamente verdadeiras,
Mas o que faz rir a valer é que nós pensamos sempre noutra coisa,
E somos vadios do nosso corpo.
E estamos sempre fora dele porque estamos aqui.

Fernando Pessoa, como Alberto Caeiro

Pedaços do Tao

Eu sou a tocaia
E a redenção
O fogo que queima
Os ventos que vão

balanco

Ilustração: autoria desconhecida

Sou a plenitude
E a inconstância
O fim e o início
Da minha ânsia

Eu lanço a moeda
Nem cara ou coroa
O medo me pega
E a coragem ecoa

Se existem dois lados
Nenhum escolhi
Caminho é no meio
Do meu prosseguir

Esse meio é o fio
Me tece e destece
O sentir, o agora
É o que enobrece

Muitos caminhos
Nem igual ou rival
Cada um é apenas
Pedaços do Tao.

Keyane Dias 
18.01.14

A Língua das Coisas

O poeta Manoel de Barros soube extrair, provar e compartilhar o néctar da simplicidade, esse item essencial que está em tudo e que é fundamental para gente tentar entender a vida. Com seu manoelês, o Maneco traduziu a língua de um montão de coisa, inspirando gentes por esse mundo. Bebendo desse néctar, a Caraminhola Filmes lançou em 2010 o curta A Língua das Coisas. Só hoje conheci o filme, que já recebeu prêmios no Brasil e na América Latina. Muito bom para assistir com as crianças e com as nossas crianças internas.

 

.

 

 

Motörhead "Heroes" (David Bowie Cover)

Motörhead to release Under Cöver in September 2017 Covers compilation to include new version of David Bowie’s “Heroes”, (above)
Bruce Springsteen, U2, Patti Smith - Because The Night RNR HOF 2009


Renato Teixeira - Tocando em Frente


 

 

 

GERALDO Magela parabens amigo Ivaldo pela sua luta e honestidade e carater valeu amigo
Contador de Visitas
Hoje: 624
Desde 15/05/2011: 5.665.297
Voc? e a favor que o Jardim Bot?nico de Bras?lia - JBB. cobre da popula??o pra tirar foto?
n
sim