SiteJornalOlhodeAguia
Noticias
11/06/2014 09:07
Casa Moringa estreia novo espet?culo: Mulheres Brincantes.Dia: 14 e 15 de junho de 2014.Hor?rio: 20h.Local: Teatro da Pra?a de Taguatinga.Foto:Nara Oliveira
Casa Moringa estreia novo espetáculo: Mulheres Brincantes
Com direção de José Regino, a montagem busca inspiração em personagens e mestras para reverenciar o papel da mulher nas tradições populares

É inquestionável a presença da mulher como agente mantenedora das tradições culturais brasileiras. Para revelar essa força ancestral da arte, seus mitos e rituais, o grupo Casa Moringa estreia em junho seu novo espetáculo: Mulheres Brincantes. Com direção teatral de José Regino, a montagem é inspirada na tradição feminina de se contar histórias, dançar e cantar em roda. A estreia é nos dias 14 e 15 de junho, às 20h, no Teatro da Praça de Taguatinga. A entrada é franca.

O espetáculo reúne quatro histórias inspiradas em personagens e mestras da cultura popular. Revela como a mulher, mesmo num contexto patriarcal, tem o poder de se reiventar através da arte. A partir desses exemplos, busca reverenciar o papel da mulher, mãe, negra e de classe trabalhadora dentro das manifestações tradicionais. A montagem trabalha a reconstrução de arquetípos criados sobre o feminino e abre a discussão sobre algumas feridas sociais ligadas a questões de gênero dentro e fora da tradição.

Para a concepção da peça, a Casa Moringa foi investigar nas bases do teatro  popular e nos rituais de contação de histórias uma forma de trabalhar a música, a oralidade e a dança  como linguagens cênicas. Esses elementos são brincados em cena dialogando com tendências contemporâneas do teatro. A peça tem trilha sonora original e também releituras, com direção musical de Daniel Carvalho.

Até agosto, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), o espetáculo Mulheres Brincantes segue em circulação por Taguatinga, Ceilândia, Gama e Brasília. Depois, se expande para outras cidades. 

Mulheres Brincantes
Entre ritos e brincadeiras, o espetáculo reúne quatro histórias de transformação vividas por mulheres brincantes da cultura popular. Protagonistas invisíveis que cantam, dançam, botam bonecos e máscaras. No palco, vida e morte, passado e presente, a tradição e o contemporâneo. Essas mulheres são meninas, mães, avós, guerreiras que superam a dor e celebram o prazer pelo fazer da arte. As cenas trazem bastidores das tradições, com intuito de revelar o protagonismo, a fragilidade, a força e a resistência dessas mulheres. Inquietações femininas que são, no seu sentido mais profundo, inquietações humanas universais.  Tem dramaturgia e trilha sonora criadas em processo colaborativo. A direção do espetáculo é de José Regino. 

Casa Moringa
Casa Moringa é a união de educadoras e artistas brincantes de Taguatinga. O grupo nasceu em 2011, fruto da convivência com as artes e ofícios das culturas populares. Desde então, firmou sua sede na comunidade do Mercado Sul. O principal objetivo é valorizar os conhecimentos populares, fortalecendo os elos entre tradição e conteporaneidade, a partir de uma abordagem criativa e colaborativa. Entre os principais projetos realizados pelo grupo, estão: Projeto Teatro é Popular! (2011), Caravana Griô (2012) e Emboladoras do Tempo (2012).


SERVIÇO


Estreia do espetáculo Mulheres Brincantes
Dia: 14 e 15 de junho de 2014
Horário: 20h
Local: Teatro da Praça de Taguatinga
Endereço: CNB 01 AE 01 – Taguatinga Norte (próximo à Praça do Relógio
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada: Franca
Informações: 61 8110.7383
Site: www.casamoringa.com.br 
Assessoria de imprensa: Keyane Dias - 61 8575.8500


Ficha Técnica


Concepção: Casa Moringa
Atrizes brincantes: Luciana Meireles, Thabata Lorena e Fabíola Resende
Duração: 1h10m

Direção teatral: José Regino
Direção musical: Daniel Carvalho
Músicos: Francisco Lopes, Daniel Carvalho e Daniela Neri
Preparador vocal: Felipe Ramos
Preparador físico: Moisés Cintra

Cenário: José Regino
Figurinista: Tetê Alcandida
Assistente de figurinos: Thabata Lorena
Iluminação: Miltinho Alves

Produção executiva: Divina Labuta
Assistente de produção: Fabíola Resende

Comunicação:
 Estúdio Gunga
       Audiovisual: Farid Abdelnour
       Design e fotografia: Nara Oliveira
       Assessoria de comunicação: Keyane Dias
 
2 anexos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrível seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produções audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 573
Desde 15/05/2011: 5.708.790
você é a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim