SiteJornalOlhodeAguia
Not?cias
24/02/2013 11:17
Primeira edi??o de 2013 do Cozinha Fotogr?fica .com Beto Barata, Andr? Coelho e Andr? Dusek . ter?a-feira, 26/2 - Local: SIG Quadra 2 lotes 420/430/440.Foto:Beto Barata.

 O Sindicato dos Jornalistas do DF realiza na próxima terça-feira, 26/2, a primeira edição de 2013 do projeto Cozinha Fotográfica. Os repórteres fotográficos André Dusek e Beto Barata, ambos do Estado de S. Paulo, e André Coelho, do jornal O Globo, farão suas apresentações no auditório do Sindicato.

Os convidados deste mês irão falar sobre a produção de fotografias em ambientes de difícil acesso, como o garimpo de minas de ouro em Goiás, o extinto garimpo de Serra Pelada e fotos retiradas embaixo d´água.

Os eventos do Cozinha Fotográfica são realizados toda última semana do mês. Após cada explanação, um debate sobre as fotografias é realizado em conjunto com o público presente.

Para Alan Marques, diretor cultural do SJPDF, a retomada da Cozinha vem se configurando como um importante resgate do debate sobre a atividade na capital do país. “A intenção do Sindicato é manter uma agenda fixa para a Cozinha de forma a aproximar os repórteres fotográficos e cinematográficos cada vez mais da entidade”.

Saiba mais sobre os participantes

André Dusek – nascido no Rio de Janeiro em 1956, mas reside em Brasília desde 1975. Começou a fotografar profissionalmente em 1978.  Formou-se em Comunicação / Jornalismo na UnB em 1979. Trabalhou nas Revistas Manchete e Fatos&Fotos de 1978 a 1980 e foi fotógrafo do jornal Correio Braziliense de 1980 a 82. Também atuou como presidente da União dos Fotógrafos de Brasília em 1983/84, além de ser membro da agência AGIL Fotojornalismo de 1982 a 89. De 1988 até 94 atuou na Agência Estado e no jornal O Estado de São Paulo. Como resultado da cobertura fotográfica de todo o processo da Assembleia Nacional Constituinte, em 1987/88, Andre Dusek publicou com outros autores o livro O Processo Constituinte. Em 2000/2002 foi diretor membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF. Possui três fotografias na Coleção Pirelli/MASP. De 1994 até 2006 foi repórter fotográfico da revista IstoÉ, sucursal Brasília.  Paralelo ao  trabalho como repórter-fotográfico desenvolve ensaio permanente sobre a atividade de jornalistas durante as coberturas e publica o resultado no sitewww.fotocoleguinhas.com . Em 2006 voltou a integrar a equipe de fotógrafos do Jornal Estado de São Paulo / Agência Estado em Brasília, aonde trabalha até hoje.

André Coelho - fotógrafo profissional há cerca de 12 anos. Formado em jornalismo, começou a carreira na cobertura de eventos de música. Profundamente influenciado pelas imagens de conflitos e  violência de sua cidade natal, Rio de Janeiro, mudou a sua atenção para hard news e fotojornalismo documental. Atualmente mora em Brasília e paralelamente a seu trabalho como fotógrafo de O Globo,  desenvolve sua carreira como fotógrafo documental. Vencedor do 14º Prêmio SET de Fotojornalismo Universitário (2001) e do Prêmio da Revista Fotográfica CVI/ PUC (2006). André também recebeu menções honrosas no Prêmio da Revista de Fotografia e no 10º Prêmio Alexandre Adler Helth de Fotojornalismo (2007).


Beto Barata -  iniciou sua carreira em 1996 como estagiário do departamento  fotográfico do jornal Correio Braziliense. Nestes dezessete anos de profissão atuou nas redações dos jornais The Brazilians (EUA) e Folha de S. Paulo (Sucursal Brasília), na revista Isto é Gente e nas agências Eclipse Photo Agency (EUA), Photoagência e Associated Press (EUA). Desde 2001 faz parte do staff do jornal O Estado de S. Paulo tendo atuado na sede em São Paulo e, atualmente, na sucursal Brasília. Em 2010 foi convidado a fazer parte do acervo permanente da galeria de fotografias fine art A Casa da Luz Vermelha de propriedade do fotógrafo Kazuo Okubo. Entre as premiações que já conquistou estão o Prêmio Estadão de Fotojornalismo 2006, a menção honrosa no Prêmio New Holland de Fotografia Agrícola 2003 e o Prêmio Folha de Jornalismo 2001.fonte:http://www.sjpdf.org.br

Link:
0 Comentários | Escrever comentário

 

Rua Augusta - Emicida


Joe Satriani - Always with me, always with you


Jeff Beck - A Day in A Life


 

 

 

Thalyta Ribeiro de Oliveira Incrível seus projetos, tanto de fotografia, quanto com a galeria e as produções audiovisuais. Apenas continue!!
Contador de Visitas
Hoje: 445
Desde 15/05/2011: 5.708.662
você é a favor do impeachment de Bolsonaro? Vote.
n
sim